27/02/2015

Os tipos de livros que você NÃO PODE deixar de ler




O hábito de leitura só acrescenta conhecimento à vida dos estudantes: cada livro traz consigo uma nova experiência, um conteúdo diferente. Na nova era da informação, a disponibilidade dos materiais de leitura é maior do que nunca, com conteúdos diversos que se adaptam a diferentes gostos.

Reservar parte do tempo para ler livros que cultivam a inteligência e a sabedoria é investir num benefício contínuo ao longo da vida.

Consulte a seguir os principais géneros literários que podem trazer uma grande mudança à sua vida em 2015:

1. Científico
O género científico não abrange apenas os textos ligados à ciência. Inclui todos os tipos de livros que aumentam o conhecimento do leitor sobre o mundo ligado à natureza. Este tipo de género estimula a curiosidade para o ensino, além de ensinar o leitor a investigar a sua intuição, inspirando a admiração e o respeito pelo mundo físico.

2. Filosofia
Se a ciência nos ensina a compreender o mundo exterior, a filosofia ensina-nos a entender o mundo interior, ou seja, a compreender mais sobre si próprio. Além das obras filosóficas clássicas, esta categoria também inclui os grandes textos religiosos, como a Bíblia, por exemplo. O género filosófico pode aumentar a compreensão sobre o comportamento humano, analisando as suas necessidades e desejos.

3. Ficção
Trata-se de um equívoco pensar que as obras de ficção são inferiores pelo facto de serem apenas histórias inventadas: as grandes obras de ficção contêm mais verdade do que qualquer outro género literário, uma vez que permitem ao leitor experimentar uma nova realidade. A ficção também contém traços de filosofia, de psicologia e de história. Como o escritor Truman Capote afirmou: um bom romance vale mais do que qualquer estudo científico.

4. História
Os livros de história abordam conteúdos fascinantes, personagens notáveis, além da evolução das ideias que moldaram a civilização. Ao aprender sobre o passado, o leitor é capaz de interpretar a sua própria época. Textos deste tipo ensinam a reconhecer os preconceitos modernos e a natureza da história humana.

5. Poesia
A poesia é capaz de despertar imagens na cabeça do leitor através das suas palavras. Ela envolve sentimentos durante a leitura, além de possuir um significado, aguçando as competências linguísticas ao mesmo tempo que desenvolve a eloquência. Os melhores autores escrevem com um estilo que é ao mesmo tempo agradável e instrutivo. Uma apreciação da poesia é essencial para atingir esse grau de excelência.




Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram