Quer melhorar sua leitura? Confira 6 perguntas que vão melhorar sua compreensão de textos



Publicado no Universia Brasil

Ler é a base para os estudos de qualquer aluno, desde o ensino fundamental até a faculdade. Por isso, trabalhar a compreensão de textos é fundamental para o bom aproveitamento das aulas e o sucesso do aprendizado. Para garantir que isso aconteça, os estudantes devem estar atentos às maneiras de aprimorar sua capacidade de interpretação e uma boa maneira de fazê-lo é através de técnicas de leitura.

Além do tradicional método de fazer anotações e destacar as informações mais importantes, os alunos podem recorrer a outra tática: a de fazer perguntas durante a leitura. Existem seis questões fundamentais que todo leitor deve fazer antes e durante seu contato com o livro para compreender o máximo possível da obra. Confira quais são:

1. O que o autor está tentando dizer?
Todos os livros -ou mesmo artigos- tem uma mensagem inclusa no texto, o seu significado. Entender qual é o tema da obra é a primeira resposta que o leitor deve buscar para que possa compreender o trabalho de maneira geral, bem como a importância do material.

2. Como o autor transmite sua mensagem?
Essa pergunta diz respeito à argumentação adotada pelo autor, seu posicionamento ideológico. É importante prestar atenção para entender o que o texto quer dizer, as críticas que está fazendo ou até mesmo os possíveis elogios. Nesse caso, fique atento às referências utilizadas, elas também dizem muito sobre o autor, por exemplo, se um escritor se basear em Karl Marx para escrever sobre economia há grandes chances de que ele se posicione criticamente em relação ao capitalismo.

3. Qual o ponto mais marcante?
Em todo o livro haverá um argumento central, o mais importante a ser discutido, mesmo que haja uma gama de tópicos em debate. Encontrá-lo diz muito sobre toda a obra, bem como o ponto de vista do autor e também é uma oportunidade para pesquisar mais, pesquisando outras obras relacionadas.

4. Você concorda com o ponto de vista do autor ou não?
Ler é uma ótima forma de aprimorar o senso crítico, portanto, estar atento ao que está dito no livro é essencial. Muitas vezes, os autores podem ser influenciados por questões politicas, sociais que acabam gerando interpretações tendenciosas sobre o assunto. Sendo assim, é importante perceber distorções para fazer críticas conscientes e substanciais.

5. Como esse trabalho se complementa com outras publicações?
É importante perceber as relações da obra com outras já publicadas, se ela traz conteúdos novos e, consequentemente, é relevante para a disciplina estudada ou não. No caso de obras mais antigas, considere sua relevância na época para entender, por exemplo, o porquê ela é considerada um clássico ou não.

6. Qual o contexto social da obra?
Também válida para obras mais antigas, essa pergunta explica muitas das outras já mencionadas. Dependendo da época em que foi publicado, o livro pode ter valores éticos e concepções muito diferentes das que seriam adotadas nos dias de hoje, que influenciaram a visão do autor. Dessa forma, é possível compreender também o valor do material para a formação da disciplina que você está estudando.

Deixe nos comentários outras perguntas que podem colaborar com os participantes.

0 comentários:

Postar um comentário