01/09/2015

8 motivos para NUNCA abandonar a leitura

Saiba por que cultivar o hábito de ler é essencial para a sua vida



A leitura traz uma série de benefícios. Além de estimular a busca pelo conhecimento e pela criatividade, essa atividade também é capaz de aliviar os sintomas de estresse. Por isso, cultivar esse hábito é essencial para enriquecer não só o repertório cultural, como também o próprio desenvolvimento emocional.

Muitos profissionais sentem-se desmotivados a ler diariamente, principalmente devido ao cansaço e à falta de tempo. Pensando nisso, a seguir listamos 8 benefícios proporcionados pelos livros que irão resgatar a sua motivação, mesmo em meio à rotina corrida. Confira:

1 - Estímulo mental
Ler é um ótimo exercício para estimular o cérebro mantendo o pensamento crítico sempre ativo.

2 - Diminuição do estresse
A leitura é capaz de relaxar e acalmar. Muitas pessoas, inclusive, cultivam o hábito de ler um pouco antes de dormir.

3 - Expansão do conhecimento
Está comprovado que os livros são capazes de gerar conhecimento ampliando o repertório cultural do leitor. Ler é sempre uma ótima oportunidade para aprender algo novo.

4 - Desenvolvimento do vocabulário
Muitas vezes, o leitor entra em contato com palavras desconhecidas durante a leitura e, dessa forma, consegue ampliar o seu vocabulário buscando o significado dessas expressões.

5 - Desenvolvimento da capacidade de memorização
Ler permite o desenvolvimento da memória. Muitas vezes, o leitor tem que se lembrar de um episódio que ocorreu no começo do livro, por exemplo. Isso é uma ótima atividade para treinar a capacidade de fixação de conteúdos.

6 - Estímulo ao desenvolvimento da escrita
Ao ampliar o vocabulário, a leitura também traz a oportunidade para melhorar as habilidades de escrita.

7 - Aumento da capacidade analítica e do pensamento crítico
Em geral, os livros permitem uma reflexão sobre diferentes assuntos. Muitas narrativas podem gerar debates inteligentes propondo pesquisas, discussões e análises críticas sobre determinado tema.

8 - Aumento da concentração
Ler também é um bom um exercício para manter o foco e a concentração porque exige muita atenção, sobretudo quando o conteúdo é mais complexo.


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram