31/05/2016

Por que o cheiro dos livros velhos é tão agradável?

Não há nada como o cheiro de um livro novo, mas a verdade é que são os livros mais antigos que mais agradam as pessoas. E a ciência sabe agora porquê.


Uma livraria é, para muitos, o playground da vida adulta. Muitas pessoas não resistem a estes objetos tão fascinantes, cultuados e com aquele cheirinho característico.

Mas não é apenas o cheiro dos livros novos que agrada as pessoas. Também os livros mais antigos têm um odor muito particular e que é apreciado por uma grande parte das pessoas. E a ciência sabe agora porque isso acontece.

Segundo o vídeo do canal do YouTube SciSchow, o papel dos livros é feito com polpa de madeira, possuindo uma grande quantidade de substâncias orgânicas, que reagem à luz, ao calor e à umidade, decompondo-se e libertando compostos orgânicos voláteis, que se espalham através do odor.

O cheiro das páginas depende do tipo de compostos orgânicos voláteis presentes, podendo ocorrer um aroma a baunilha, amêndoas ou flores. A presença de etilbenzeno, por exemplo, oferece um odor adocicado às páginas.

Mas, porque é que tal agrada as pessoas? Porque o cheiro dos livros mais velhos (mesmo que se assemelhe a mofo) traz a sensação de pertença e de conforto, causando uma positiva sensação de bem-estar nas pessoas.

O odor das páginas mais antigas traz ainda memórias positivas e recordações agradáveis.

E você gosta do cheiro dos livros antigos? Deixe aqui nos comentários.

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram