16/01/2017

Leitura deve ser estimulada durante as férias



Sabe aquele livro que está na prateleira esperando um tempo livre para ser descoberto? "O período de férias pode ser um excelente momento para relaxar e descobrir coisas novas por meio da leitura." É o que garante a editora de Literatura da Editora Positivo, Cristiane Mateus.

Segundo ela, uma escolha mais livre de um livro, sem qualquer compromisso com resultados, pode ser um grande estímulo para desenvolver o hábito de leitura em crianças e adolescentes. E as férias são um bom pretexto pra isso. "Se os pais lerem o mesmo livro, essa experiência pode ser intensificada com conversas despretensiosas sobre a obra, aproximando ainda mais pais e filhos e promovendo boas horas em família", explica.

Mestre em Literatura, Cristiane alerta que escolher bons livros é fundamental, pois a escolha certa possibilita a formação do hábito de leitura - um caminho que também desenvolve a imaginação, as emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. "Isso significa que além de ampliar os horizontes e o repertório do leitor, os livros são uma grande fonte de prazer, trazendo resultados e experiências surpreendentes para as crianças", ressalta.

Para fazer a escolha certa, Cristiane explica que é preciso relacionar a idade cronológica do leitor com sua maturidade e afinidades. Caso a criança não seja alfabetizada, também vale pensar num mediador.

E para aqueles que ainda têm dúvidas sobre aproximar ou não as crianças dos livros nas férias, Cristiane cita algumas boas argumentações para fazê-lo: "A leitura ajuda a não perder o ritmo da aprendizagem; a leitura é uma boa opção para os dias chuvosos; a leitura pode desencadear boas conversas e novas brincadeiras em família; quem lê viaja sem sair de casa; quem lê acaba por descobrir as bibliotecas – físicas ou virtuais – que são excelentes programas culturais".

Fonte: Bonde

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram