, , , , ,

Resenha do livro - Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas



Sou uma pessoa introspectiva, logo sou daquele tipo que vive com diálogos internos sempre questionando o mundo ao meu redor. Quero sempre saber o “porquê” das coisas. E como neste mundo acontece tanta coisa ruim  acabamos questionando porque coisas ruins acontecem às pessoas boas. E quando colocamos Deus na história aí que tudo se complica. Aprendemos em qualquer religião que Deus é amor, então porque permite coisas ruins? Você já questionou esse tipo de coisa? Não se sinta culpado por fazer tais perguntas, pois se você acredita em Deus sabe que foi Ele quem te deu uma mente livre capaz de fazer questionamentos. E é sobre esses questionamentos que o respeitado rabino Harold Kushner escreve.

Esta obra é de 1981, escrita após a morte do filho do autor que aos três anos foi diagnosticado com uma doença rara: a progeria ou síndrome de Huntchinson-Gilford. Nesse contexto Harold sentiu-se forçado a explorar seus sentimentos mais profundos e questionar o sentido da vida. E desses questionamentos e muito estudo nasceu este livro que trata de assuntos referentes à vida, ao sofrimento humano e a onipotência de Deus.

Não espere que a leitura  te dê respostas prontas para os seus questionamentos. Na verdade, ele faz você parar para pensar e questionar as coisas por outro ângulo para que encontre o sentido procurado.

Harold defende a casualidade que as leis físicas que regem o universo ocasionam e  que nem tudo o que acontece é obra de Deus.
Acaso viveríamos num mundo melhor se os favoritos de Deus ficassem imunes às leis da natureza, enquanto o resto teria que se arranjar por conta própria? ”

 A lição que ele passa é que a vida é realmente difícil neste mundo aqui, onde o ser humano tem a liberdade para exercer tanto o bem quanto o mal. Mas que Deus está sempre do lado de quem sofre e nosso senso de justiça frente a um mundo injusto é uma prova da existência de um Criador que nos fez para algo mais do que esse mundo. Muitas lições também são tiradas de uma releitura da história de Jó.

A leitura me ajudou bastante a encontrar um rumo para os questionamentos que tenho, mesmo que não concordei com todas as ideias do autor. Algumas frases marcantes compartilho com vocês:

O Deus que eu creio não nos envia o problema- Ele nos dá forças para arcar com o problema”.

Meu Deus não é cruel, sinto muito pelo seu”.

As doenças, os acidentes e as tragédias matam as pessoas. Mas não matam necessariamente a vida ou a fé

Título: Quando coisas ruins acontecem à pessoas boas
Autor: Harold Kushner
Páginas: 170

Editora: Nobel

0 comentários:

Postar um comentário