14/07/2017

Resenha do Livro - Pequenas Empresas, Grandes Realizações



Louis Barajas é a incorporação do sonho americano. Filho de imigrantes mexicanos, nasceu no bairro East Los Angeles e aos 13 anos começou suas atividades no mundo dos negócios preenchendo os impostos para a empresa de portões ornamentais de seu pai. Barajas tem um proposito na vida de ser um catalisador para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos. Ele é palestrante, coaching e autor de diversos livros e artigos sobre o mundo das finanças.

Pequenas Empresas, Grandes Realizações é um guia para aqueles que buscam sucesso não só nas finanças, mas também na vida e na família, pois o que o autor apresenta é uma metodologia que estrutura todas as esferas que nos circulam, não focando apenas em negócios.

O livro começa com uma pergunta: Por que abrir uma empresa? Os motivos mais comuns são: Ganhar Dinheiro; Ter mais controle do próprio tempo; Vender um produto melhor ou entregar um serviço de maior qualidade. Depois que você responde essa pergunta é necessário construir uma estrutura para que seja possível alcançar esse objetivo. Para construção dessa estrutura o livro se divide em 2 partes, que facilitam o aprendizado e auxiliam no crescimento e desenvolvimento.

A primeira parte apresenta os 4 pilares da grandeza pessoal – Verdade; Responsabilidade; Conscientização e Coragem. Esses pilares são a base para a sua vida ser cada vez melhor. Mesmo não tendo como objetivo construir uma empresa, fortalecer esses pilares auxiliam a ser uma pessoa melhor para a comunidade, um melhor cônjuge, um melhor funcionário/chefe, alguém melhor no ambiente que está inserido.

A segunda parte destrincha os 5 passos para alcançar o sucesso na vida, nos negócios e na família.Para o autor esses ambientes estão interligados e ter sucesso em um e em outro não chega a ser prejudicial para a pessoa. Os 5 passos são:

Passo 1 – A planta da sua vida;
Passo 2 – Sua visão;
Passo 3 – A planta do seu negócio;
Passo 4 – Os sistemas do seu negócio;
Passo 5 – Sua equipe.

Ao final do livro, o autor concede orientações para a jornada a ser percorrida. Por ele já ter passado por esse caminho, aprendido bastante e ensinado muitos outros, Barajas tem bagagem para ajudar aqueles que querem completar a corrida e alcançar o sucesso tão sonhado. O livro também conta com 4 apêndices que acrescentam mais conhecimento ao leitor.

Esse foi um dos melhores livros que li sobre empreendedorismo, pois englobou muito mais do que cifras e planos de negócios. Tratou do capital mais importante que é o humano e mostrou uma estrutura sólida para alcançar sucesso em qualquer tipo de empreendimento que formos construir, desde uma empresa até uma família.

Leitura mais do que recomendada!!

Título: Pequenas empresas, grandes realizações
Autor: Louis Barajas
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 253

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram