11/03/2014

Como fazer resenha de livro


A resenha é a elaboração de um texto, a partir de um livro ou documento, em que pode conter ou não uma avaliação crítica.
A resenha é produzida para mostrar a opinião crítica do autor sobre os livros já lidos. Além disso, ajuda a guiar o leitor sobre determinado assunto, assim como, o arquivamento para posterior consulta. Desenvolve a prática da leitura e escrita de forma plena e com certa liberdade.
Os tipos de resenha se subdividem em:

Resenha resumo:
É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.

Resenha crítica:
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.

Na resenha, você inicia descrevendo a obra e o autor dela, contendo informações e dados bibliográficos essenciais do livro a ser resenhado.
Depois descreve o assunto do livro, utilizando 2 a 4 parágrafos para resumir claramente o texto. Deve ser de caráter descritivo, apontando os pontos marcantes do livro, apresentando ao leitor a síntese da obra.
Na resenha crítica, ao final dos parágrafos sintetizando o livro, é emitida a opinião do autor referente à obra descrita. Argumente utilizando seu conhecimento e expresse sua opinião utilizando claras explicações.
Ao final, recomende a obra, pois ela pode ser útil (se for para alguém).

Fazer uma resenha pode parece muito fácil à primeira vista, porém deve-se tomar muito cuidado, pois os resenhistas podem fazer um livro mofar nas prateleiras ou transformar um filme de sucesso em um verdadeiro fracasso.


As resenhas são ainda, além de um ótimo guia para os apreciadores da arte em geral, uma ferramenta essencial para acadêmicos que precisam selecionar quantidades enormes de conteúdo em um tempo relativamente pequeno.
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram