28/09/2020

Kindle - Vantagens e Desvantagens

 


O Kindle é o leitor de livros digitais da Amazon, também conhecido como um dispositivo "e-reader". Trata-se de um aparelho com tela e-ink cuja principal função é a de exibir livros digitais, os famosos "ebooks".

Atualmente o mercado de e-readers não tem tido concorrência para a Amazon e para ter um bom leitor com suporte e uma boa coleção de ebooks à disposição, você deve escolher um dos modelos disponíveis da Gigante de vendas.

Os modelos disponíveis no site são:


Kindle 10a. geração – Agora com iluminação embutida - https://amzn.to/3jaNb3f

A versão mais básica com uma inovação: a luz embutida na tela. A iluminação serve não só para quem quer ler no escuro, mas ajuda a preservar a leitura em ambientes com baixa iluminação ou com muito contraste, como locais sob a sombra cercados pela luz forte do sol ao ar livre, por exemplo.

 

Kindle Paperwhite - Agora à prova d´água - https://amzn.to/30cs9K1

O Kindle Paperwhite é o modelo intermediário do portfólio. Esta versão se destaca pela luz embutida mais clara - são cinco LEDs contra quatro no Kindle de 10ª geração. Além disso, ele tem um design mais elegante, com a parte frontal plana, tem tela de resolução mais alta e ainda é à prova d'água. Ou seja, é o pacote completo sem o preço do Oasis.

 

Kindle Oasis - Agora com temperatura de luz ajustável - https://amzn.to/3cFagsn

             Este é o top de linha da Amazon. Além de mais luz embutida (12 LEDs) e tela maior (7 polegadas), ele também tem um design mais ergonômico com botões físicos para trocar de página e é à prova d'água como o Paperwhite.

 

Depois de conhecer os modelos, a pergunta é: Será que vale a pena? Listamos algumas vantagens e desvantagens do Kindle para te auxiliar nessa resposta.

 

Vantagens

1 - Mais livro em menos espaço

Por conta do tamanho dos arquivos, é possível armazenar milhares de livros na memória do Kindle, mesmo nos modelos com apenas 8 GB de espaço interno. Caso isso não seja suficiente, também dá para guardar esses livros na nuvem da sua conta na Amazon, ou seja, tem espaço para colocar uma biblioteca gigante!

Para mim, essa é a melhor vantagem em ter um Kindle!

 

2 – Gaste menos

A maioria dos e-books tem o preço menor do que o livro físico, sendo assim dá pra comprar mais com a mesma quantidade de dinheiro. Dentro da loja da Amazon encontramos diversas promoções e também e-books gratuitos.

O melhor de tudo, é que após fazer a compra, o livro já está disponível na hora para você fazer suas leituras.

 

3 - Pensado para o leitor

O Kindle tem suas formas, tamanho, peso e iluminação embutida totalmente pensada no leitor e isso promove uma experiência única. Alguns modelos são a prova d’água, o que pode ser útil para os leitores que não largam uma leitura nem para tomar banho ou entrar na piscina.

 

4 - Funcionalidades

Além de todo seu design ser pensado no leitor, o Kindle trás algumas funcionalidades que melhoram mais ainda a experiência da leitura digital. É possível alterar o tamanho e o tipo de fonte, o espaçamento entre as linhas. Assim é possível ter um ajuste para facilitar a leitura

 

5 – Anotações e interatividade

Também dá pra fazer destaques e anotações das partes que achar mais interessante. O próprio Kindle faz um arquivo com todas as suas notas e é possível compartilhar esses destaques. E para quem gosta de aprender enquanto lê, selecionando uma palavra, dá pra consultar no dicionário o significado e a tradução. Muito útil nas leituras de livros estrangeiros ou de clássicos.

 

6 - Bateria

A bateria do Kindle não nos deixa na mão. Uma carga completa dura várias semanas e dá pra ler muito até ter que carregar novamente. Isso é uma grande vantagem em viagens.

 

Porém nem tudo são só maravilhas e listei algumas desvantagens também:

 

Desvantagens

1 – Formato

O formato principal do arquivo do arquivo de leitura para ter todas as funcionalidades listadas como vantagem é o .mobi. Caso você envie algum arquivo com outro formato, como por exemplo: .pdf; .epub; .txt... é possível fazer a leitura, mas a escolha das fontes, tamanho e espaçamento não é vai conseguir alterar.

 

2 - Investimento inicial

Para algumas pessoas, o investimento nesse aparelho pode estar fora do orçamento ou muito elevado, ainda mais quando pode comprar ele e depois de um tempo, deixar largado em algum canto.

Gosto de indicar o Kindle para aqueles que já tem o hábito da leitura e querem ter uma outra forma de ler livros. Mas conheço pessoas que adquiriram o hábito de ler após a compra do Kindle.

 

3 – Não tem como trocar

Depois que você compra o livro, não dá pra trocar, emprestar, dar ou vender. O e-book é seu e fica para sempre vinculado à sua compra. Como alternativa a isso, temos o os pacotes de assinatura, onde existe um catálogo enorme de livros que você seleciona um “empréstimo”, faz a leitura e depois devolve.

Para conhecer e experimentar por 30 dias o Kindle Unlimited, acesse https://amzn.to/33YSJYi

 

 

-

Adquirindo através desses links algum produto, você colabora com o blog e não paga nada a mais na sua compra.


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram