24/08/2015

5 dicas para otimizar a sua leitura

Anda sem tempo para ler? Confira algumas dicas práticas para impulsionar a sua leitura mesmo com a rotina corrida



A leitura pode trazer uma série de benefícios. Entretanto, a grande quantidade de tarefas acumuladas durante a semana pode fazer com que muitas pessoas deixem os livros de lado.
Se esse é o seu caso, confira a seguir algumas formas de adaptar a sua rotina da semana para conseguir ler mais:

1 - Defina o motivo da sua leitura

Antes de começar uma leitura, procure perguntar a si mesmo “por que estou lendo tal livro?”. Definir um objetivo irá ajudá-lo a priorizar as obras que forem mais importantes no momento otimizando o seu tempo.

2 - Pule algumas páginas, caso seja necessário

Caso o seu dia esteja muito corrido e precise acelerar o seu plano de leitura, pule as páginas que julgar menos relevantes no momento. Você pode marcá-las e retomá-las posteriormente, quando tiver mais tempo. Sinta-se livre para seguir o seu próprio método.

3 - Faça um planejamento de leitura

Planeje a sua própria frequência de leitura. Por exemplo, você pode separar 10 páginas para ler durante os primeiros cinco dias da semana e definir uma data para terminar o livro. Procure cumprir com esse planejamento diariamente.

4 - Aproveite o seu tempo livre

Use o seu tempo livre para colocar a leitura em dia. Você pode aproveitar para ler em um final de semana ou durante uma folga no trabalho, por exemplo. Aproveite as oportunidades na agenda.

5 - Procure por um ambiente de leitura adequado

Quando for ler, procure por lugares silenciosos, onde você possa manter a sua concentração, como uma biblioteca, por exemplo. Evite ficar perto de objetos que possam distrair a sua atenção, como celulares e computadores. Caso esteja lendo no seu quarto, desligue a televisão e procure por um lugar confortável para se acomodar. Isso pode ajudá-lo a otimizar a sua leitura.



Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram