29/02/2016

Como melhorar sua leitura

Não importa o quanto você leia, sempre existem formas de melhorar a sua leitura. Veja 5 hábitos para torná-la mais proveitosa



Quanto mais se lê, maior a prática e a experiência que se adquire, tornando-se assim um leitor melhor. Não importam quais sejam os seus objetivos ao entrar em contato com uma obra, existem hábitos que podem tornar a leitura mais profissional, melhorando-a. Veja quais são eles e incorpore-os a seus:

1 – LER INFORMAÇÕES BÁSICAS

Antes de começar a ler, olhe para o título e a informação das orelhas. O que você já sabe sobre o assunto? Muitas vezes começar um livro sabendo basicamente sobre o que ele fala pode tornar a leitura muito mais prática e inteligente.

2 – POR QUE ESTOU LENDO?

Depois de ler as informações básicas, estabeleça o porquê de estar lendo tal história. Ler algo para uma prova, por exemplo, é totalmente diferente de pegar um livro apenas por diversão, e é isso que determinará a atenção que você dará as informações que surgirem ao decorrer da narrativa.

3 – DICIONÁRIO

Ao começar a leitura, mantenha sempre um dicionário por perto. Você nunca sabe o que está por vir, e será bem mais fácil dar continuidade na leitura entendendo palavras que até então eram desconhecidas.

4 – ANOTE

Anotar, grifar e marcar páginas importantes são ótimas formas de melhorar a leitura, já que assim você memorizará com maior facilidade informações importantes.

5 – FAÇA PERGUNTAS

Existe alguma coisa que você gostaria de perguntar ao autor? O que você mais gostou no livro? O trabalho atingiu as suas expectativas? Essas perguntas podem parecer bobas, mas ajudarão muito a análise e a compreensão da obra como um todo. Além dessas, elabore outras questões que lhe pareçam interessantes.


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram