08/11/2016

Resenha do Livro - A Linguagem de Deus



O autor deste livro foi simplesmente o Diretor do Projeto Genoma. Se você não faz ideia do que seja isso, acho bom dar uma pesquisada, pois conhecimento nunca é demais. Francis S. Collins é graduado em química e medicina e obteve seu Ph.D em Físico-química.  Foi estudando bioquímica que se interessou pelos estudos do DNA e RNA.

A linguagem de Deus é o relato de um cientista que até os 27 anos falava que era um ateu convicto. Porém através da ciência encontrou Deus e notou na própria natureza as atuações de um Deus poderoso. Para o autor o DNA é a linguagem utilizada por Deus e ele acredita que a vida não teve outra origem a não ser de um Deus que pode gerar a vida.

O livro é dividido em 3 partes. A primeira parte é sobre a vida do autor e sua trajetória do ateísmo à crença. Além disso trata sobre a guerra de visões que existe entre a ciência e a religião, e a velha máxima que esses dois temas não podem de maneira nenhuma se misturar.

Na segunda parte é discorrido sobre algumas das grandes questões da existência humana, como por exemplo: A origem do Universo e A vida na Terra. Além desses temas ele descreve as lições que podem ser tiradas do genoma humano. Sempre buscando fundamentar sua linha de raciocínio em pesquisas realizadas e grandes pensadores, como Agostinho e C. S. Lewis, dentre outros.

Na terceira e última parte o tema abordado é a Fé na Ciência e a Fé em Deus. O autor fala sobre o Gênesis, Galileu e Darwin. Após todo o apanhado teórico apresentado ele cita 4 alternativas que buscam explicar todas as questões levantadas no livro, sendo elas: Ateísmo e Agnosticismo, Criacionismo, Design Inteligente e BioLogos. O autor relata algumas questões que colocam em xeque as três primeiras teorias e apresenta a quarta alternativa como a que melhor explica as questões existenciais e busca harmonizar a ciência com a religião.

Francis crê que o processo evolutivo ocorreu com o universo surgindo há milhões de anos atrás e que Deus proveu a origem da vida, não impedindo que os seres passassem pelos processos evolutivos descritos por Charles Darwin. O BioLogos propõe que a ciência ande junto com a religião, pois nenhuma tem condições de eliminar a outra.

Se você gosta do tema e tem interesse em aprender cada vez mais esse livro é indicado. A leitura não é cansativa e é um livro muito didático.

Título: A linguagem de Deus
Autor: Francis S. Collins
Editora: Gente

Páginas: 279
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram