05/12/2017

Os cinco livros favoritos de Bill Gates em 2017

Lista do cofundador da Microsoft inclui graphic novel, biografia e ficção. Para Gates, ler é sua forma favorita de incentivar a curiosidade

Bill Gates é um dos homens mais ricos do mundo e é de se esperar que o cofundador da Microsoft tenha uma agenda cheia. Mesmo assim, o empresário afirma ter entre os seus hábitos manter em dia a leitura com uma média de 50 livros por ano. 

"Ler é a minha forma favorita de incentivar a minha curiosidade. Apesar de eu ter sorte de encontrar com muitas pessoas interessantes e visitar lugares fascinantes através do meu trabalho, eu ainda penso que livros são a melhor forma de explorar novos tópicos que te interessam", escreveu em seu blog, o Gates Notes. 

Mas como o filantropo consegue arrumar tempo e manter a disciplina de ler cerca de um livro por semana? "Eu não me permito começar um livro que eu não vá terminar", disse um Gates descontraído em entrevista ao Quartz veiculada recentemente. E, bem, se você estiver lendo um livro extenso, é melhor você se sentar por uma hora, ele indica. O próprio afirma dedicar, pelo menos, uma hora por dia ao hábito.

Em 2017, Gates continua a sua tradição de compartilhar a sua lista dos livros favoritos lidos neste ano. Mesmo sendo um entusiasta de livros não ficcionais sobre economia, ciência e tecnologia, ele destacou exemplares de gêneros que incluem um graphic novel, uma ficção e uma biografia.

A seguir, a lista de Gates deste ano, com observações que o mesmo faz em seu blog.

1. O Melhor que Podíamos Fazer, de Thi Bui

"Este belo graphic novel é um livro de memórias profundamente pessoal que explora o que significa ser pai e refugiado. A família da autora fugiu do Vietnã em 1978. Depois de dar à luz a seu próprio filho, ela decide aprender mais sobre as experiências de seus pais crescendo em um país despedaçado por ocupantes estrangeiros".

Você pode encontrar o livro aqui

2. Evicted: Poverty and Profit in the American City, de Matthew Desmond 

"Se você quer uma boa compreensão de como as questões que causam a pobreza estão entrelaçadas, você deve ler este livro sobre a crise de despejo em Milwaukee. Desmond escreveu um retrato brilhante dos americanos que vivem na pobreza. Ele me deu uma melhor ideia do que é ser pobre neste país do que qualquer outra coisa que eu tenha lido". 

O livro de Desmond não conta ainda com edição em português. A versão no idioma original pode ser encontrada no link

3. Believe Me: A Memoir of Love, Death, and Jazz Chickens, de Eddie Izzard 

"A história pessoal de Izzard é fascinante: ele sobreviveu a uma infância difícil e trabalhou incansavelmente para superar sua falta de talento natural e se tornar uma estrela internacional. Se você é um grande fã dele, como eu sou, você vai adorar este livro. Sua escrita é muito semelhante à sua voz no palco, e eu me encontrei rindo em voz alta várias vezes ao lê-lo". 

O livro publicado pela Editora Penguin em 2017 ainda não conta com tradução para o português. No idioma original, pode ser encontrado no site da Amazon

4. O Simpatizante, de Viet Thanh Nguyen

"A maioria dos livros que li e filmes que vi sobre a Guerra do Vietnã se concentraram na perspectiva americana. O romance premiado de Nguyen oferece uma visão muito necessária sobre o que era ser vietnamita e estar entre os dois lados. Apesar de ser obscuro, 'O simpatizante' é uma história emocionante sobre um agente duplo e as dificuldades em que ele se encontra."

O vencedor do Pulitzer de 2016 na categoria ficção pode ser encontrado para comprar no link.

5. Energy and Civilization: a History, de Vaclav Smil

"Smil é um dos meus autores favoritos, e esta é a obra-prima dele. Ele explica como a nossa necessidade por energia moldou a história humana - desde a era das usinas até a busca de energia renovável. Não é o livro mais fácil de ler, mas, ao final, você se sentirá mais inteligente e informado sobre como a inovação energética altera o curso das civilizações."

Publicado neste ano, a obra de Smil não conta ainda com versão traduzida. Em inglês, pode ser encontrada neste link.



Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram