04/12/2018

Resenha - Bíblia de Estudos - Desafios de Todo Homem





A Bíblia é o livro mais lido e traduzido do mundo. Por conta disso, ela conta com diversas traduções e versões para atender aos mais diversos público de leitores. Tem cada uma melhor que a outra.

Uma versão que conheci recentemente foi lançada pela Editora Mundo Cristão: Nova Versão Transformadora (NVT). Essa tradução teve início dos trabalhos no ano de 2010 e o objetivo foi produzir uma versão fiel e acessível, que comunicasse aos leitores de hoje de modo tão claro e relevante quanto os textos originais comunicaram aos leitores e ouvintes do mundo antigo.

A Bíblia de Estudo – Desafio de todo Homem está na sua 3ª edição. Foi recém lançada com a NVT e foi editada por Stephen Arterburn, autor do livro “A Batalha de Todo Homem” e “O Desejo de Toda Mulher”, livros voltados para o público masculino e que buscam a pureza sexual e uma vida mais amorosa com sua esposa.

A bíblia é rica em conteúdo. Além da versão clara e objetiva, ela apresenta explicações no rodapé sobre informações do texto no original e comentários sobre alguns versos específicos, tudo isso para facilitar o estudo e a compreensão dos textos lidos. Cada início de um livro podemos encontrar um esboço do conteúdo e as partes mais importantes e o que iremos aprender com a leitura. Alguns livros tem até uma linha do tempo para poder situar o leitor no espaço temporal.





Por ser uma bíblia de estudo, o que ela mais quer é auxiliar o leitor a aprender cada vez mais. Para auxiliar nisso, ela conta com uma grande lista de personagens bíblicos e das lições que podemos tirar de cada experiência. Essas porções estão espalhadas ao longo da bíblia e estão destacadas próximo ao texto bíblico que fala deste personagem, facilitando assim a compreensão e enriquecendo a leitura.

Alguns personagens masculinos foram selecionados e foram destacados como pessoas que o leitor deveria conhecer. Nessa parte são extraídas lições que todo homem deveria aprender e aplicar em sua vida para viver em paz, harmonia e felicidade.

Para enriquecer mais ainda o conteúdo, a bíblia apresenta uma série de “Destaques”, quadros com informações que sintetizam e exemplificam alguns textos bíblicos. Isso facilita muito o entendimento do leitor, além de ser um meio de busca rápido para acesso à informação. Também encontramos o “Ponto de Vista” de alguns escritores cristão falando de algum assunto específico. Uma outra maneira de poder entender o que estamos lendo.



Já para aqueles que gostam de pregar, essa bíblia também tem algumas seções com um resumo bem objetivo do que a Bíblia diz sobre determinado assunto. É possível falar sobre Bebida, Competição, Excelência, Ira, Liderança, Parentes, Poder, Sexo e muito mais.

No final da bíblia encontramos um plano de leitura anual da bíblia, os índices divididos por tipos de informações e alguns versículos organizados por assunto, facilitando assim a busca por um tema específico. Tudo isso em papel bíblia, mas não tão fininho daqueles que são transparentes. O acabamento da Bíblia é bem feito e muito bonito! Vale a pena a aquisição.



Essa é uma bíblia rica em conteúdo e que vem de encontro às necessidades do homem moderno. Uma bíblia para ler e estudar!


Título: Bíblia de Estudos – Desafios de Todo Homem
Editores: Stephen Arterburn e Dean Merrill
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 1519

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram