19/05/2020

Resenha do Livro - A revolução dos bichos




Desde quando ouvi falar sobre este livro, fiquei ansiosa para ler! A Revolução dos bichos é grande clássico, uma fábula que faz alusão à Revolução Russa.

E você pode até pensar: “Ah, mas eu sou brasileiro não tenho nada a ver com a Rússia, não sei nada de revolução russa, como vou entender o livro?” Calma!

Vamos conhecer o autor e seus propósitos com a escrita. George Orweell foi o pseudônimo do jornalista e locutor de rádio Arthur Blair que nasceu na Índia, mas tinha nacionalidade britânica e viveu entre 1903 e 1950.  Quando ele pensou em escrever este livro ele queria escrever uma história simples que denunciasse o mito soviético que fosse fácil de entender, e de se traduzir.

Um dia na pequena cidade onde ele morava ele viu um menino de uns dez anos chicoteando um cavalo enorme. E George pensou, se os animais tivessem consciência de sua força, nós seres humanos não teríamos o menor poder sobre eles. E como um bom socialista ele presumiu: da mesma forma o trabalhador é explorado pelos ricos. E foi assim que surgiu a ideia analisar as teorias de Marx do ponto de vista dos animais, escrevendo uma história em que os animais fossem capazes lutar para derrubar os seus exploradores humanos.

A fábula se desenrola na Granja do Solar, quando os animais são convocados para ouvir as últimas palavras de um velho porco, que era o animal mais respeitado da fazenda. Então o velho Major, começa a falar sobre como eles eram explorados pelo dono da Granja, o senhor Jones, e motiva-os a lutar para derrubar o opressor e, assim viverem livremente, com base na ajuda mútua.

O Major morre, e seus ideais são revividos por outros dois porcos, Bola de Neve e Napoleão: os seres mais inteligentes da Granja. Os animais se organizam e conseguem expulsar o senhor Jones da fazenda, tomando conta de tudo. Como a história de desenvolve a partir da tomada de poder pelos animais, você vai descobrir lendo o livro, não vou dar spoilers.

A fábula não é uma crítica ao socialismo em si, e sim ao regime comunista implantado por Stalin. Ainda que o objetivo do autor fora denunciar o mito soviético, a compreensão desta obra pode ser expandida. É uma fábula sobre poder, sobre como qualquer sociedade sem conhecimento tende a considerar seus exploradores como seus heróis. São retratadas as formas de manipulação e alienação que existem no meio político. Assim como, uma mentira repetida várias vezes passa a ser considerada verdade.

Os discursos dos personagens que exercem papel de liderança me chamaram muito a atenção, porque eu parei e pensei: Nada novo debaixo do sol. São as mesmas estratégias, o triste é que até hoje somos reféns das mesmas falácias. “Os burros vivem muito”.

Para mim, esse livro foi um chamado à lucidez, a razão. Se você ler o livro de forma racional, tenho certeza que conseguirá enxergar vários contextos políticos brasileiros retratados na fábula. E isso contribuirá para a formação de um pensamento menos emocional e mais inteligente em relação à política.

E mesmo que você não saiba nada sobre Revolução Russa ainda sim essa leitura será interessante, pois como uma boa fábula qualquer um consegue captar a moral da história.

Esta é uma grande obra. George Orwell era um gênio, esse livro foi escrito em 1945, e é completamente atual. O autor teve muita dificuldade para conseguir publicar, foi rejeitado por 4 editoras, é proibido até hoje em alguns países. Então aproveite que não é proibido no Brasil e leia!




Título: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páinas: 152

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram