15/05/2020

Resenha do Livro - Formigas




Você tem dificuldades para se organizar? Tem problemas com procrastinação? Gostaria de aproveitar melhor o seu tempo? Você pode aprender tudo isso com sociedade mais bem-sucedida da terra. E essa sociedade é formada pelas formigas!

Se você não tem o hábito da leitura e gostaria de desenvolvê-lo, este é um ótimo livro para isso. É um livro de apenas 118 páginas, com capítulos curtos, linguagem fácil e um assunto interessante e envolvente.

Os autores são Willian Douglas e Davi Lago. Willian Douglas é juiz federal, professor universitário e conferencista. Inclusive eu conheci o Willian quando eu estava no ensino médio me preparando para os vestibulares, assisti uma palestra sobre como passar em concursos e provas de vestibulares. Lembro que foi uma palestra que mudou minha vida, minha forma de administrar o meu tempo. O outro autor, Davi Lago é mestre em Filosofia do Direito e pastor da igreja Batista Getsêmani.

A ideia do livro parte do verso bíblico que está em Provérbios 6: 6-9

Observe a formiga preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio. Ela não tem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono?

Através desta leitura nós fazemos uma viagem para dentro de um formigueiro, conhecendo a estrutura desta sociedade, a hierarquia e as divisões de tarefas. Em cada capítulo os autores descrevem uma característica biológica ou ecológica das formigas e relacionam com uma lição prática para nossa vida. No total são 10 lições. E estas lições envolvem planejamento, trabalho com propósito, trabalho em equipe, economia- e nesta parte é ressaltado o que podemos aprender com as formigas para sermos mais organizados financeiramente, dentre outras lições. E todas estas lições são fundamentadas em princípios bíblicos.

O capítulo que eu mais gostei foi o capítulo 8, que trata como as formigas administram o tempo com inteligência. E uma frase que me marcou desta parte foi: quem mata tempo não é assassino e sim suicida.

Os autores concluem o livro com a ideia de que mesmo a vida das formigas sendo tão breve, elas vivem tão bem, com tanta sabedoria! Elas deixam um legado.

A nossa vida também é breve, e precisamos aprender com as formigas a viver com sabedoria.  Se interessou pelo livro? Qual a característica das formigas que você acha mais interessante?





Título: Formigas- Lições da sociedade mais bem sucedida da terra
Autores: Willian Douglas e Davi Lago
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 118

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram