21/12/2020

Dica de Livros - Interpretação Bíblica

 



Você já fez a leitura da Bíblia completa? Só de concluir a leitura desse livro de capa a capa é uma conquista e tanto, pois é possível aprender muito com os relatos e ensinamentos contidos nesse livro.

Porém nem tudo o que está escrito conseguimos compreender numa simples leitura. Existem passagens com relatos que aparentemente não fazem sentido, contêm expressões, costumes e palavras que só existiam naquela época, além de muitos símbolos e parábolas.

Para você que quer aprender mais sobre a Bíblia e iniciar os estudos na interpretação das sagradas escrituras, fizemos uma lista com 5 livros para você começar essa jornada de estudos. Essa lista foi elaborada pela turma do Bíblia e Missão lá do Instagram. Siga a página deles para aprender mais sobre a Bíblia.

 

Entendes o que lês? (Gordon D. Fee & Douglas Stuart)


“Entendes o que Lês?” foi a pergunta feita por Filipe, há muito anos, a um eunuco, alto oficial da rainha da Etiópia, que estava lendo o livro de Isaías sem nada compreender. Lucas narra em Atos a resposta desafiante do eunuco: Como posso entender se não há ninguém para me explicar?

O tempo passou, mas o desafio continua, pois hoje não são poucos que, a exemplo do eunuco, admitem não conseguir entender a Bíblia. Foi pensando nessas pessoas que Gordon Fee e Douglas Stuart escreveram este livro.

Nesta nova edição, o leitor desfrutará de um livro totalmente atualizado. Inclusive com o acréscimo de um capítulo que trata sobre a questão da tradução da Bíblia e o uso das diversas versões para a tarefa da interpretação bíblica.

 


A Interpretação Bíblica (Roy B. Zuck)


A maioria dos cristãos tem a Bíblia em alta estima, aceitando-a como a Palavra de Deus; entretanto, poucos concordam que entendê-la seja uma tarefa fácil. Todavia, a Bíblia nos foi dada como instrumento de revelação da verdade e não para mantê-la ou torná-la obscura.

A interpretação bíblica – meios de descobrir a verdade da Bíblia leva em conta os desafios da hermenêutica bíblica, considerando suas dificuldades, examina a história dessa disciplina e explica termos e conceitos essenciais ao bom exercício hermenêutico, sempre abordando a Bíblia na qualidade de Palavra inspirada, manejando-a com “reverência e santo temor”.

 



Compreendendo as Escrituras (George W. Reid)


A fé e a prática cristã, segundo a tradição reformada, deveriam sempre apoiar-se na autoridade final das Sagradas Escrituras. Por meio da Bíblia, Deus tem falado à humanidade em termos compreensíveis, apesar de transmitidos dentro dos limites da linguagem e da experiência humana. O livro Compreendendo as Escrituras aborda os importantes conceitos de revelação, inspiração e iluminação, além de elucidar como a Palavra de Deus chegou até nossos dias. Além disso, esta obra dedica especial atenção aos fundamentos e métodos de interpretação das Escrituras, tudo com o propósito de eliminar as interpretações arbitrárias e artificiais.




Interpretando as Escrituras (Gerhard Pfandl)


Descubra o sentido dos textos mais difíceis da Bíblia.

Você já quis saber por que os estudiosos cristãos interpretam a Bíblia de formas tão diferentes? Será que Deus realmente endureceu o coração do faraó? Qual é o significado de "a fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos"? E o que é o pecado contra o Espírito Santo? Essas e muitas outras perguntas sobre a Bíblia e seus ensinos são respondidas neste livro.

Os 49 autores que ajudaram a escrever esta obra são todos estudiosos adventistas altamente qualificados, que compartilham a convicção de que a Bíblia é a inspirada e confiável Palavra de Deus. Originários de muitos países e culturas, os colaboradores têm em comum o mesmo compromisso com Cristo e Sua igreja.

Este importante livro foi escrito para pessoas que, enfrentando às vezes dificuldades na compreensão de certos textos bíblicos, ficariam gratas em receber alguma ajuda. Mas será útil também a pastores e instrutores bíblicos em seus respectivos ministérios. Nossa expectativa é de que o material se torne uma obra de referência para qualquer pessoa interessada em compreender passagens difíceis da Bíblia. É possível que, em alguns casos, os leitores discordem da resposta apresentada; isso é natural. A Bíblia é profunda demais para ser compreendida em sua totalidade por um grupo de teólogos. O mais importante é passarmos tempo orando e estudando o livro sagrado, enquanto aguardamos a volta do Senhor e a plenitude da sabedoria.

 

Hermenêutica Avançada (Henry Virkler)


Livro Hermenêutica avançada mostra que a hermenêutica não está isolada de outros campos de estudo bíblico. Ela relaciona-se com o estudo do cânon, da crítica textual e da crítica histórica. Nesta obra, Virkler mostra o papel central que a hermenêutica tem no desenvolvimento de uma teologia bíblica e uma teologia sistemática adequada.

O autor por meio do livro Hermenêutica avançada ajudará os leitores a compreender os princípios da interpretação bíblica e a empregá-los no preparo de mensagens e estudos bíblicos. O livro possui um aspecto bastante prático ao apresentar um sistema conceitual comum aplicável a toda a literatura bíblica, além de trazer diversos exercícios exegéticos. Prepare-se!

 

 



Agora é só escolher os livros, pegar sua bíblia e aprofundar no conteúdo desse livro!

Se tiver outras sugestões, deixe aqui nos comentários!


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram