22/11/2016

Resenha do Livro - A pergunta que não quer calar



O autor desta obra é Philip Yancey, jornalista e escritor cristão, um dos principais da atualidade. Já escreveu inúmeros artigos, editou revistas e outros periódicos cristãos, escreveu mais de 20 livros, os quais venderam mais de 14 milhões de cópias e que já foram traduzidos para mais de 25 idiomas. É autor de outros títulos como: Decepcionado com DeusA dádiva da DorMaravilhosa GraçaO Jesus que eu nunca conheciA Bíblia que Jesus lia... . A sua temática sempre tem enfoque em assuntos desafiadores para a fé cristã.

O título do livro nos traz à mente o assunto principal abordado no decorrer das páginas do livro. Esta é uma pergunta que sempre é feita em momentos tristes, logo após tragédias, atentados e muita dor: “Onde está Deus em meio ao sofrimento?” Esse é um questionamento que ecoa a todo o momento e por conta disso, alguns questionam a existência de um Deus soberano e Criador, o qual é fonte de amor para todos.

Este foi o primeiro livro que li do Philip e gostei muito de como ele tece suas argumentações. Por isso eu já tenho uma lista de outros títulos para adquirir posteriormente. Enquanto eu lia este livro, tinha a impressão de que Philip estava ao meu lado conversando comigo, num diálogo onde ele falava e dava um tempo para eu poder argumentar sobre o assunto. Me fez refletir bastante e melhorar mais os meus argumentos frente ao sofrimento humano.

O livro é sucinto no conteúdo, mas bem profundo no aprendizado e nas reflexões que são possíveis fazer a cada página. Ele é dividido em 5 capítulos intitulados da seguinte maneira: - Onde está Deus?, - “Eu quero saber o por quê!”, - Quando Deus dormiu demais, - A cura do mal e Três testes extremos.

Em cada capítulo o autor trabalha a discussão do tema com suas fontes de informação:
- Suas próprias experiências vividas em busca desta resposta;
- Pensamentos de outros grandes autores como C. S. Lewis e Victor Frankl;
- e alguns cenários bem marcantes num passado recente: O tsunami no Japão (2011), a guerra em Saravejo (1992-1994) e o massacre na escola Sandy Hook (2012). Podemos listar outros acontecimentos trágicos e todos eles voltam sempre à mesma pergunta: “Onde está Deus?”. 

No desenrolar do livro, viajamos junto com o autor ao local das tragédias e ao final encontramos a resposta para essa pergunta intrigante e encontramos outra pergunta: “Onde nós estamos e o que nós estamos fazendo?”. 

Este é um livro para ler com muita reflexão e oração.

“Por causa de Jesus, nós temos a certeza de que qualquer coisa que nos perturbe, mais perturba a Deus. Qualquer dor que nós sentimos, mais a sente Deus. E qualquer coisa pela qual ansiamos, mais por ela anseia Deus.”


Título: A pergunta que não quer calar
Autor: Philip Yancey
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 142
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram