12/12/2016

Resenha do Livro - O Professor


Essa é uma daquelas biografias que eu tive gosto de ler. O Professor é a história de Orlando Ritter. Formado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), se tornou mestre em Administração pela Universidade Andrews e seguiu carreira ministrando aulas e coordenando cursos superiores.

O Professor Orlando fala sobre sua infância na década de 20 até seus últimos dias de trabalho, descrevendo as lutas e desafios dos seus 60 anos trabalhando na educação de gerações de profissionais que passaram pelo Colégio Adventista Brasileiro (CAB). Esse colégio posteriormente se chamou Instituto Adventista de Ensino (IAE) e hoje é nacionalmente conhecido como Unasp – Campus I (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

O paralelo sobre a vida do Professor e o colégio fez com que eu gostasse bastante da leitura e me sentisse vivendo vários momentos relatados. Como eu vivi 3 anos da minha vida dentro de um colégio interno, encontrei na leitura deste livro uma forma de viajar aos colégios das décadas passadas, revivendo a rotina do internato. Quem já viveu e gostou do período, provavelmente vai se deleitar em reviver essas lembranças também.

Orlando conheceu o CAB na sua formação, foi um dos alunos que passaram por lá e depois se tornou professor e administrador da instituição. Ele viveu maior parte de sua vida dentro do colégio, por isso é notável o amor que ele demonstra pela instituição e também pelos alunos que fizeram parte de sua vida.

São inúmeros os personagens citados pelo pastor Orlando. Se você conhece um pouquinho da Igreja Adventista, com certeza conhecerá diversas pessoas citadas. E a coincidência maior é que quase todas elas passaram pelo atual UNASP. Dentre as várias pessoas citadas, destaco Edda Martinelli Balzi, esposa de Orlando Ritter. No livro ele conta como se conheceram, o noivado e o casamento. Casamento este realizado pelo Pastor Moysés Nigri, já postei resenha dele aqui.

O livro é interessante e a leitura muito boa. A história vivida pelo Professor Ritter é motivadora e fonte de inspiração. Conhecer um pouco mais sobre a história da educação adventista no país nos faz ver como esta instituição religiosa é preocupada em formar profissionais valorosos, com excelência na educação e nos valores.

Se você tiver a oportunidade de ler esse livro, leia e deixe aqui nos comentários quais foram as suas impressões!

Título: O Professor
Autor: Orlando Ritter
Editora: Casa Publicadora Brasileira

Páginas: 126
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram