20/09/2016

Ler literatura (mas só literatura) deixa você mais inteligente

Está na hora de abrir aquele Dostoiévski empoeirado da sua estante


Todo mundo sabe as vantagens de ler um bom livro. Além da diversão garantida e de ser a maneira mais eficiente de transmitir conhecimento entre dois cérebros. Mas agora pesquisadores descobriram que a literatura podem tornar as pessoas mais emocionalmente inteligentes do que outras. O salto está no tipo de livro que aumenta o QI emocional: romances policiais, de mistério e de ficção científica não trouxeram os mesmo resultados que a literatura tradicional.

O teste foi feito em duas partes. Primeiro, os voluntários tinham de apontar em uma lista quais os nomes de autores eles conheciam. A ideia aqui era separar quem lia escritores de literatura de quem não lia. Depois, passaram por um teste que media inteligência emocional com base em reconhecimento de emoções a partir de fotos. A prova media os níveis de habilidade dos voluntários em entender a teoria da mente - a habilidade de prever intenções e desejos nos outros.

A conclusão: quem lia mais literatura também sabia "ler" melhor os estranhos. A ligação não é difícil de ser feita: quem passa horas viajando pela vida interior de personagens de ficção também vai sentir mais facilidade em se colocar no lugar de pessoas de carne e osso. A outra maneira de melhorar a inteligência emocional é a convivência social.

Ou seja, se você quiser se dar melhor na vida, não demore demais para abrir aquela sua velha edição de Machado de Assis.


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram