25/07/2017

Resenha - Comentário Bíblico Adventista




Essa aqui não é uma resenha de um livro, mas sim de uma coleção inteira. Estamos falando da Série Logos que conta com os volumes do Comentário Bíblico Adventista, o Dicionário Bíblico e o Tratado de Teologia. Essa edição passou por um longo processo de tradução e produção e traz um conteúdo rico de informações para todos aqueles que amam aprender e estudar mais os escritos bíblicos.

A coleção completa é formada por 9 volumes e eles não são nada finos. Ao todo são 11.466 páginas, média de 1.274 páginas por volume. A edição é de capa dura com capas e folhas internas de material com alta qualidade.

Os 7 primeiros volumes formam o Comentário Bíblico Adventista, um Comentário Exegético e Expositivo da Bíblia Sagrada. A versão original baseou-se no texto bíblico da Versão King James e a versão brasileira teve como base a Versão Almeida Revista e Atualizada (ARA), 2ª Edição. A estrutura de cada volume conta com a seguinte organização:
- Introdução do livro da bíblia com explanação sobre o título, o autor, o contexto histórico do livro, o tema e um esboço de todo o conteúdo daquele livro;
- Capítulo completo, versão ARA;
- Comentário minucioso do capítulo;
- Em alguns casos, uma nota adicional sobre o capítulo;
- Lista de livros e leituras para complementar o comentário com os escritos da autora Ellen G. White.



Encontramos também alguns mapas, tabelas e quadros que nos auxiliam a visualizar e sintetizar a informação do capítulo ou do livro bíblico. A maioria dos mapas são pretos e brancos, porém existem alguns coloridos. Eles ocupam uma folha inteira facilitando a apresentação da informação.





A divisão dos 66 livros da Bíblia nos 7 volumes da série é a seguinte:
- Volume 01 – Gênesis a Deuteronômio
- Volume 02 – Josué a 2 Reis
- Volume 03 – 1 Crônicas a Cantares de Salomão
- Volume 04 – Isaías a Malaquias
- Volume 05 – Mateus a João
- Volume 06 – Atos a Efésios
- Volume 07 – Filipenses a Apocalipse

O oitavo volume da série é o Dicionário Bíblico. Ele conta com mais de 4.800 verbetes que auxilia o leitor a entender o significado dessas palavras que são de origem hebraica, aramaica e grega. Em cada verbete encontramos a explicação e também a ocorrência daquela palavra no texto bíblico. Tudo muito explicativo e fácil de entender.

Além de todo o conteúdo escrito, também encontramos 41 figuras que ilustram algumas situações bíblicas e outras que apresentam locais históricos como a ilha de Patmos, o Monte Sinai, Rio Jordão, entre outros locais. Também encontramos 25 mapas coloridos mostrando as regiões nos diferentes períodos dos tempos bíblicos.




E para finalizar a série, o volume 9 é o Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia. Este livro fecha a série apresentando os fundamentos das crenças Adventistas baseadas nas escrituras. São 28 capítulos que esmiúça todo o conteúdo, fortalecendo assim o conhecimento daqueles que já creem e expandindo o conhecimento para aqueles que estão conhecendo os ensinos da Igreja Adventista.

Cada capítulo tem uma introdução e um esboço do mesmo e é dividido em sessões para facilitar a leitura e apresentação do conteúdo. Ao final de cada capítulo, o autor apresenta também uma lista de conteúdo literário para o leitor aprofundar mais ainda seus conhecimentos.


Essa é uma biblioteca particular que é possível ter em sua própria casa. Não li tudo ainda, mas tenho aprendido bastante com esses livros. Faça planos de tê-los em sua casa!

COMO UTILIZAR?
1. Ler todo o material, nos moldes de um ano bíblico.
2. Estudar o comentário de passagens específicas.
3. Pesquisar palavras gregas e hebraicas, além de temas mais abrangentes, no índice do volume 7.
4. Ler os artigos introdutórios de cada volume. Eles oferecem informações arqueológicas e históricas sobre o contexto bíblico.
Compartilhe:

2 comentários:

  1. Por favor, o que são aqueles pequenos sinais numerados, por todo o texto, nas laterais das páginas? Alguém sabe informar???obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Renato, aqueles números indicam a página na edição original (língua inglesa).

    ResponderExcluir

 

Siga-nos no Instagram