06/07/2017

Resenha do Livro - Como mentir com estatística



Este livro foi publicado pela primeira vez em 1954, mas o assunto é completamente atual. Darrell Huff, escritor e jornalista foi o pioneiro a utilizar ilustrações juntamente com uma linguagem simples para explicar e discutir diferente assuntos, dentre eles o polêmico mau uso da estatística. Huff escreveu diversos artigos do tipo “Como Fazer”, além de 6 livros. Como mentir com estatística é um clássico da década de 50 e foi recomendado por Bill Gates como uma leitura essencial.

A estatística pode ser um bicho de sete cabeças para muitos, porém o autor apresenta seus principais fundamentos de forma dócil para que qualquer um possa entender. As ilustrações originais da primeira publicação auxiliam ainda mais o leitor a entender e fixar todo o conhecimento adquirido nas páginas desta obra.

O livro apresenta uma cronologia fácil para o entendimento. Começa com a definição dos conceitos básicos da estatística, explana sobre a média e suas variações, auxilia na interpretação de dados e gráficos, apresenta a porcentagem e como ela pode significar nada em muitos casos e por fim, como usar a estatística de maneira correta.

Uma coisa muito interessante enquanto se lê o livro é que começamos a ver aquelas notícias sensacionalistas com outros olhos. Aquelas manchetes cheias de números e porcentagens e até mesmo dados que compartilhamos em discussões e rodas de amigos, podem muitas vezes estar nos enganado e nos levando a tomar decisões e acreditar em dados que não são reais, ou que na verdade, são manipulados.

O capítulo final nos ajuda a contestar uma estatística e para mim esse foi o melhor capítulo de todos. A autor nos mostra 5 perguntas básicas que podem nos auxiliar a contestar alguns dados, encontrar respostas e evitar de aprender um monte de coisas que não são verdadeiras. As perguntas são:

- Quem está dizendo?
- Como ele sabe?
- O que está faltando?
- Alguém mudou de assunto?
- Isso faz sentido?

Evitar o que é falso nesse mundo de informação na ponta do dedo é algo que devemos buscar por nosso próprio bem. O livro nos auxilia no assunto da estatística, e nos dá princípios para fazermos isso também nos outros assuntos que nos rodeiam, como educação, política, religião, entre outros.

Vale a pena a leitura desse clássico!

Título: Como mentir com estatística
Autor: Darrell Huff
Editora: Intrínseca
Páginas: 157

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram