23/08/2018

5 Manias Literárias - TAG #01



Fui escolhido pela Daniella do IG @letra_plena para compartilhar 5 manias literárias. Para conferir as manias dela, clique aqui.
Agora vamos as minhas 5 manias literárias:

1 – Ler mais de um livro ao mesmo tempo

Gosto de fazer várias leituras ao mesmo tempo por alguns motivos: me ajuda na concentração, pois leio um pouco de cada livro, variando nos temas. Ajuda a exercitar a memória e por fim, sinto que leio mais em menos tempo.

2 – Ler o Livro de capa a capa

E quando eu falo isso, é de capa a capa mesmo. Leio aquelas orelhas da capa, a ficha bibliográfica, o índice, o prefácio, a introdução, os agradecimentos, o apêndice, a bibliografia e até o e-mail para mandar as impressões sobre o livro para o autor. Essa mania fez com que muitas vezes eu concluísse um livro mesmo tendo me desinteressado nele no meio da leitura.

3 – Estipular uma data para acabar

Toda vez que eu começo um livro, vejo a quantidade de páginas e já programo uma data para concluir a leitura. Faço isso para alcançar a minha meta de leitura anual, manter meu cronograma diário e evitar a procrastinação. Para controle das minhas leituras, utilizo um app chamado Minha Leitura. É simples, mas muito útil. Disponível no Google Play.

4 – Marcar os livros com lápis de cor combinando com a capa do livro

Aprendi como é bom marcar os livros e venho fazendo isso há alguns anos. Para escolher a cor que vou sublinhar, sempre busco uma que seja próxima com as cores da capa. Se o livro tem uma paisagem e um céu, provavelmente será azul. Escolho laranja para capas com essa cor predominante, assim para roxo, rosa e demais cores. Quando a capa é branca, vejo a cor da letra ou algum detalhe de outra cor para fazer a minha escolha. Uso essa técnica para livros de capa preta também.

5 – Visitar a livraria para conhecer os lançamentos

Se eu passar por uma livraria vou entrar com certeza. Gosto do ambiente e mais ainda de olhar os livros e conhecer as novidades. Até mesmo quando estou em conexão no aeroporto, aproveito os minutinhos para olhar as prateleiras e ver algum título novo. Muitas vezes eu não compro nada, porém seria pior não ter ido.

Essas foram as minhas 5 manias literárias. E você, tem alguma mania quando o assunto é livros? Deixe aqui nos comentários e nos acompanhe no Instagram também.

Boas leituras

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram