27/08/2018

Resenha do Livro - Educando para a eternidade


Por: Me. Elenciria Oliveira
Profª. Escola Adventista de Montes Claros
Profª. Orientadora UNASP Campus Virtual

Livro maravilhoso do George Knight indispensável aos professores da educação adventista e aos professores adventistas que lecionam em escolas seculares. Traz conceitos fortes, ideias consistentes e claras da introdução a conclusão do livro.

Eu já conhecia a forma única do Knight escrever através do livro “Mitos na Educação Adventista”, e neste livro Educando para a Eternidade não é diferente. O autor chama a atenção dos educadores para a responsabilidade que estes têm em suas mãos. Se apresenta de uma forma apelativa com o intuito de alertar os educadores/leitores, fazendo-os ter ciência da iminente catástrofe que poderá advir se não buscarmos ser diferentes e fazer diferente em nossa prática na sala de aula.

A base do livro está na obvia afirmação: “se você não sabe para onde está indo, nunca chegará ao destino certo”. Partindo dessa afirmação, Knight traz fundamento teórico para as ideias que defende e mostra com evidência que não faremos a diferença enquanto Educação Adventista se não nos preocuparmos em conhecer a filosofia da Educação Adventista e termos convicção da missão do movimento da Igreja Adventista do Sétimo dia.

Diversos questionamentos são feitos no decorrer dos capítulos, mas o questionamento central do livro é: “Qual é a contribuição especial da rede adventista à educação cristã? O que torna a educação adventista singular?” A educação cristã em si possui a função de levar os jovens e crianças a Jesus para que experimentem um relacionamento com o Mestre e assim tenham as vidas transformadas e a certeza da salvação. Mas como diferenciar a educação adventista da educação cristã (Batista, Presbiteriana, Metodista, Católica e etc...)?

O leitor se vê desafiado frente a esse desafio, pois, se a educação adventista apenas repetir o que todas as escolas cristãs pregam e ensinam ela pode ser considerada desnecessária. Não existimos apenas para seguir uma linha. “A educação adventista só é importante se for verdadeiramente adventista.” Lendo o livro vocês descobrirão/aprenderão a resposta.

Nunca deveríamos nos esquecer do que nos guiou no passado e que precisa ser o nosso guia hoje e também nos últimos dias. Educador adventista você sabe para onde está indo? Qual o seu destino?

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.Apocalipse 14:12

Ótima leitura!!

Título: Educando para a Eternidade: Uma filosofia adventista de educação
Autor: George Knight
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Páginas: 159

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram