04/09/2018

7 Lições do livro – O que vi, aprendi e recomendo para a vida





Aprender através da leitura é uma das coisas que mais me motivam a ler sempre mais. Pessoas de sucesso geralmente não são acessíveis a todos. Algumas podem dar palestras, ou cursos, o que também nem sempre está ao alcance de todos. O livro é democrático e atinge todos os públicos. Pessoas que talvez você nunca teria a oportunidade de conversar, através de um livro você pode ter acesso às suas ideias e ainda com liberdade de releituras.

Orlando Marciano é um dos líderes, que eu gostaria de conhecer e aprender um pouco com toda sua experiência e sabedoria.  Autor do livro “O que vi, aprendi e recomendo para a vida”, Orlando conta a sua trajetória de vida desde os serviços na fazenda até a presidência da Coopercica, cooperativa de consumo no interior do estado de São Paulo.

Após concluir essa ótima leitura, escolhi as 7 lições para compartilhar com vocês. A resenha completa do livro você encontra aqui.

1.           O caráter é formado em casa


Creio que você já ouviu isso alguma vez, apesar de nem sempre darmos a devida atenção. Muitos pais acabam prejudicando o futuro de seus filhos simplesmente por não reforçarem os valores morais, nem corrigirem quando os mesmos fazem coisas erradas.

A educação no lar é a mais importante! Todos os pais e filhos devem ter essa consciência. Os pais devem educar e os filhos devem ser gratos pela educação recebida, e considerar a palavra paterna.

2.           Honestidade é Obrigação


Pode parecer obvio, mas muitas vezes perdemos a oportunidade de sermos honestos por conta de alguns centavos a mais no troco. A honestidade deve existir em todos os níveis, meios e relacionamentos pessoais.

O autor reforça a importância da honestidade e como devemos nos manter firmes mesmo em um país onde a corrupção parece prevalecer.

“Ande conforme o que é reto e nunca se conforme porque a maioria decidiu assim”

3.           Enfrentar o que é errado


Essa é uma das lições que vou levar para a  minha vida! Muitas vezes preferi ficar calado para não gerar confusão e não enfrentei o que era errado. O livro fala bastante do ambiente profissional, mas essa lição podemos aplicar para outros aspectos também.

Combater o que é errado não é tarefa fácil. Quem disse que devemos fazer somente o fácil? É importante ter em mente que é preciso fazer o que é certo sempre, e não o que é fácil.

“Toda conquista definitiva passa pela rodovia das dificuldades, pelo trânsito do contratempo e pela estrada vicinal do enfrentamento.”

4.           Reconhecer quem nos ajuda


Dificilmente vamos chegar ao topo sem a colaboração de outras pessoas. Precisamos ter a humildade para reconhecer aqueles que contribuem para o nosso sucesso. Sempre que possível, colaborar também com o crescimento dos outros.

Em todos os ambientes existem pessoas dispostas a ajudar, esteja atento a essas pessoas.

5.           “Puxa-saco” é diferente de formador de opinião


Pode ser que alguém esteja te ajudando apenas para “puxar o saco”. Essas pessoas não querem o seu bem, somente buscam benefícios próprios. Devemos evitar esse tipo de companhia, pois na hora que você mais precisa, pode ter certeza que elas serão as primeiras a se afastarem.

No ambiente empresarial, devemos ser formadores de opinião, aquelas pessoas que falam a verdade, combate o que é errado e age de maneira correta para que os outros vejam e se inspirem.

6.           Enfrentamento político


Nem todos nós conseguimos enfrentar um político, mas temos o poder de elegê-los. O autor descreve quando teve que enfrentar políticos e como isso fez a diferença para a sua comunidade.

Não devemos ficar de braços cruzados apenas assistindo, devemos agir, cobrar os nossos direitos, reivindicar melhores condições e selecionar da melhor maneira os candidatos que votaremos.

7.           Planos para o futuro


Não adianta se acomodar, isso não faz bem pra ninguém. Planejar o futuro, nos motiva a mover, crescer, aprender e sair da zona de conforto.

Ver pessoas que já realizaram muito na vida e mantêm seus sonhos vivos, me motiva a lutar pelos meus.


Esse foi um dos melhores livros lidos durante esse ano. O livro apresenta várias outras lições válidas para a vida e que são transformadoras. Mais informações sobre o livro você encontra no site da Editora Literare Books

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram