19/05/2021

Resenha do Livro - O Poder do Incômodo

 


Qual é a coisa que mais te incomoda? Você sabia que esse incômodo pode te levar a alcançar objetivos mais altos? Se essa ideia mexeu um pouco com você, esse livro vai mexer mais ainda.

O Poder do Incômodo foi escrito por José Luiz Tejon Megido, um superador de incômodos. Filho adotivo, aos 4 anos teve o rosto deformado por uma queimadura. José Luiz é doutor em Ciências da Educação, já trabalhou como diretor dos grupos O Estado de São Paulo, Agroceres e Jacto S/A. Além de palestrante é professor de MAB na Audencia, em Nantes.

Os incômodos fazem parte da vida, eles são inevitáveis. Coisas, situações e até pessoas nos incomodam. Sabendo que isso é um fato, a pergunta é: O que eu faço quando me sinto incomodado?

Segundo Daniel Goleman, as pessoas estão divididas da seguinte forma: 30% são quentes (11% quentíssimas e 19% quente), 50% mornas e 20 % são frias. As pessoas quentes são engajadas, fazem as coisas acontecerem e são reconhecidas pela sua alta performance. As mornas são os turistas passando tempo na terra. Os frios são conhecidos como terroristas, pessoas que só sabem falar mal e criticar tudo. Não fazem nada além de destilar críticas para tudo e para todos. E aí, em qual grupo você está?

O desafio desse livro é aquecer as pessoas acomodadas, paradas na sua zona de conforto, simplesmente mornas frente a toda e qualquer situação. O nosso mundo é imperfeito, então situações incômodas aparecerão. A felicidade está em se aperfeiçoar nas imperfeições.

Tejon tem propriedade para falar sobre superação dos incômodos da vida. Ele apresenta episódios de sua vida e as lições que tirou. Além disso, a tese de doutorado do autor foi sobre a Pedagogia da Superação, nesta leitura você conhecerá a síntese desse trabalho.

Neste livro você entenderá como aplicar os passos da Pedagogia da Superação, que podem ser resumidos em 8 C’s: Coragem, Confiança, Cooperação, Criação, Consciência, Conquista, Correção e Caráter. Em cada uma dessas etapas, o autor compartilha lições maravilhosas capazes de aquecer qualquer um a despertar para sair do estado de mornidão.

Vai ser fácil? Infelizmente não, mas não é impossível, e isso é muito mais importante! O autor também apresenta 12 lições fundamentais para a criação de realizações vitoriosas, mostrando que é possível conseguir vencer os incômodos e chegar a lugares mais longes e inicialmente imagináveis.

Essa leitura vai te tirar da zona de conforto. Grande parte do livro foi escrito em meio a pandemia do Covid, um dos maiores incômodos mundiais da atualidade.

Não fique morno!

 

Título: O Poder do Incômodo

Autor: José Luiz Tejon

Editora: Gente

Páginas: 240


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram