29/11/2021

Resenha do Livro - O Mapa da Felicidade

 


Escrito pela Heloísa Capelas que é pela especialista em desenvolvimento humano, O Mapa da Felicidade foi um dos melhores livros terapêuticos que eu já li até hoje. O título tem muita cara de livro barato de coach, mas o conteúdo é riquíssimo e com uma profundidade imensa.

Heloísa utiliza a Metodologia Hoffman, considerada uma das mais eficazes na mudança de paradigmas para líderes. Diretora do Instituto Hoffman no Brasil, o qual aplica treinamento de autoconhecimento, Heloísa já ensinou mais de 12 mil alunos em quase três décadas de trabalho.

O Mapa da Felicidade ensina qual o caminho para ser feliz. Todo mundo deseja ser feliz na vida, e muitas vezes o que nos impede de alcançarmos a felicidade é a má compreensão que temos dela. Quase sempre consideramos que a felicidade é alcançada apenas na chegada, mas a verdade que ela ocorre durante todo o trajeto até alcançar aquele objetivo tão aguardado. A Felicidade está nos pequenos momentos do dia a dia.

Para conseguirmos visualizarmos e aproveitarmos esses pequenos momentos que nos trarão felicidade, é de suma importância nos conhecermos profundamente. E para isso a autora nos guia como se estivéssemos em uma sessão terapêutica para alcançarmos o nosso autoconhecimento. Saber o que nos faz feliz, o que nos motiva e o que nos entristece. Compreendendo mais a nós mesmos, tudo começa a fazer mais sentido e é possível ter uma vida mais leve. Foi isso que eu senti ao avançar na leitura do livro.

O livro é dividido em 2 partes, sendo a primeira uma introdução discutindo com o leitor sobre o que é felicidade, sobre o amor, sobre inteligência, sobre positividade e sobre motivação. Com alguns exercícios, a leitura fica mais interativa e prática, fazendo com que possamos refletir mais sobre o que foi lido.

Sabendo sobre essa parte introdutória e nos conhecendo um pouco mais e o que nós consideramos felicidade, agora o livro vai para uma parte mais prática na busca da felicidade. Essa parte foi dividida em 4 passos, sendo eles: Tomar consciência, comunicar, perdoar e encontrar. Em cada passos desses nós também encontramos exercícios práticos para serem feitos.

Com uma linguagem bem clara e acessível, o livro consegue auxiliar o leitor na compreensão de alguns pontos de sua vida e assim clarear um pouco mais a visão para que possamos visualizar a felicidade, que na maioria das vezes está mais perto do que a gente imagina.

É um livro para ler, reler e recomendar. Fica aqui essa maravilhosa dica de leitura. Creio que pode te auxiliar muito!


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram