16/02/2023

Resenha do Livro - Capitães da Areia

 


Esse livro foi um presente da minha amiga Camilla, ela é mestre em literatura e nós já fizemos um live no canal do Quem Lê Ganha Mais sobre o papel do livro na sociedade. Vale a pena conferir!

Capitães da Areia foi publicado em 1937 e continua sendo um livro muito atual. É triste ver como as questões abordadas nessa obra ainda persistem em nosso país. A temática do livro é uma denúncia social. O problema dos meninos e meninas de rua. Para você ter uma ideia, as últimas pesquisas (2020) indicam que cerca de 70 mil crianças vivem na rua no Brasil. Através desse romance, Jorge amado nos faz a refletir sobre essa problemática, dando vida, nome e sentimentos a essas crianças marginalizadas.

O livro começa com algumas manchetes de jornais que falam sobre um grupo de crianças ladronas, chamadas de Capitães da Areia. O grupo era formado por mais de 100 meninos que viviam em um trapiche, ou seja, um casarão próximo ao mar na cidade de Salvador-Bahia.

O bando era muito bem organizado e unido, dirigido pelo Pedro Bala, um adolescente... Esses meninos apesar da pouca idade, eram avançados em vários aspectos, como sexualidade, uso de bebidas alcóolicas e cigarro. Além de viverem do crime.

Ok, um livro sobre delinquentes. Sim, pode até ser. Mas eles não são apenas isso. E essa é a magia de ler Jorge Amado, ele retrata aqueles meninos não apenas como pequenos infratores, mas como crianças que querem brincar, que anseiam pelo amor de um pai/ mãe.

Não tem como ler esse livro e continuar com o coração duro, e não estou falando sobre desculpar os erros. E sim, sobre olhar para uma criança de rua e pensar: por que será que ela está nesta situação? Qual o contexto familiar, social que ela nasceu?

Esta narrativa é sobre empatia. Ela serve para você testar a sua capacidade de se colocar no lugar do outro.

Esse livro é tão famoso que já foi traduzido para diversas línguas. Jorge Amado é considerado um dos principais escritores brasileiros do século XX. Ele escreveu outros livros famosos que você já deve ter ouvido falar como Gabriela Cravo e Canela.

Algo interessante é que, Jorge Amado era ateu e por um bom tempo foi filiado ao partido Comunista. E você deve estar achando um absurdo, “ler um livro de um comunista!”. Calma aí! Não é nada sábio colocar as pessoas em pacotes e definir rótulos. Só por ele ter sido parte desse partido político ele não tinha nada de bom a oferecer? Claro que não! Inclusive, você que gosta de ir à igreja saiba que foi nada mais, nada menos que Jorge Amado quem propôs a leis de liberdade de culto religioso no Brasil. Assim como a vida, as obras de Jorge Amado são surpreendentes!

Título: Capitães de Areia

Autor: Jorge Amado

Editora: Companhia das Letras

Número de Páginas: 283


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram