11/10/2016

Como estimular o hábito de leitura das crianças



Estudos mostram que, quanto mais as crianças leem, melhores alunos, ouvintes, cidadãos críticos, leitores e escritores elas se tornam.

Nossa compreensão das coisas, isto é, a capacidade individual de assimilar conhecimento, seja na área profissional, seja para a vida pessoal, todas essas coisas não podem prescindir da leitura.

E compreender também nos capacita a saber interpretar os fatos, o que nos leva a ter uma boa expressão oral, aumentando nosso potencial para concatenar ideias, se tornar mais criativo, desenvolver boa autoestima e autoconfiança, potencializar nossa capacidade para solucionar problemas, e tudo isso significa melhora da cognição.

Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. Descubra como estimular a leitura para as crianças!

1. O primeiro e principal passo é dar o bom exemplo. Tenha livros em casa e, o mais importante: leia com e para a criança. Pais leitores terão mais facilidade para criar o mesmo hábito nos filhos.

2. Vá com as crianças a espaços culturais, onde sempre há eventos relacionados ao universo literário, como contações ou peças de teatro adaptadas de livros.

3. Em bibliotecas e livrarias, em vez de deixar a meninada sozinha explorando as prateleiras, ajude a escolher as obras mais adequadas e leia as histórias. Aproveite a ocasião para ensinar que é preciso cuidar do livro – ou seja, que não vale rasgar, rabiscar ou amassar as páginas.

4. Em casa, deixe os livros em locais de fácil acesso para o seu filho. Vale ter exemplares na caixa de brinquedos, na banheira e no berço (e não só na estante).

5. E ainda vale outra dica: não basta apenas deixar os livros à vista das crianças. É preciso “fazer a ponte”, criar o interesse. O pai precisa ser o mediador nessa relação.

6. Leia para o seu filho na hora de dormir, mas crie também outros momentos de leitura no dia a dia: depois das refeições, na volta da escola etc. Seu filho vai visitar o amigo? Coloque o livro preferido dele na mochila. E se, no fim de semana, vai receber os amigos dele em casa, incentive uma roda de leitura. A partir da história de um livro, pode surgir uma brincadeira.

7. Mesmo que seu filho ainda não saiba ler, deixe que ele conte o enredo à sua maneira. E lembre-se: crianças costumam pedir pela mesma história mais de uma vez.

8. Leia para seu filho desde bebê. Invista em livros de tecido, de plástico, cartonados, com texturas, pop-ups (livros cujas ilustrações se armam quando abertas as páginas) – os mais simples, não os muito elaborados – e deixe que ele “brinque” com as páginas. Assim, ele já se familiariza com o objeto.

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram