30/11/2016

Resenha do Livro - Em busca de Sentido



Viktor Frankl (1905-1997) é o fundador da logoterapia ou também conhecida como Terceira Escola Vienense de Psicologia. Ele foi professor na Universidade de Viena, Universidade Internacional da Califórnia, Harvard, Stanford, Dallas e Pitsburgh. Publicou 32 livros, sendo alguns traduzidos até para o japonês e chinês. E sobre sua vida foram publicadas por outros autores 151 obras.

Eu estava simplesmente louca para ler este livro. Foi indicação de uma amiga que faz psicologia, me interessei quando ela falou um pouco sobre o autor. Li e me surpreendi, agora compartilho com vocês as minhas impressões.

Em busca de sentido é uma narrativa sobre a vivência e as observações feitas por Viktor em um campo de concentração nazista na época da Segunda Guerra Mundial. Ele descreve os horrores sofridos e vistos ao seu redor, mas priorizou escrever sobre o que passava em sua mente durante aqueles momentos e como foi sua luta psicológica para se manter vivo.

A primeira parte do livro é sobre as impressões do psicólogo no campo de concentração: sua chegada, o choque inicial, o dia a dia no campo, a relação com os outros prisioneiros, as reflexões frente às crueldades, a libertação e a adaptação após a liberdade. O autor e protagonista fala sobre assuntos que para nós que não passamos pelo mesmo horror temos curiosidade, por exemplo, como os prisioneiros lidavam com a fome, a apatia, a sexualidade e até mesmo sobre o humor no campo.

Na segunda parte ele nos apresenta os fundamentos da Logoterapia. E finaliza na terceira parte com uma palestra sobre a Tese do Otimismo Trágico apresentada em 1983 na Universidade de Resenburg-Alemanha.

Como Viktor Frankl conseguiu sobreviver ao campo de concentração nazista? Como ele lidou com a perda de quase tudo que era mais precioso em sua vida? Como enfrentou o tumulto interior ao passar por um sofrimento que muitos dizem não haver sentido? Descubra através da leitura deste livro como é possível enfrentar as dores mais cruéis e ainda ter uma vida que faça sentido.

Eu li este livro num momento muito difícil da minha vida. Perdi um amigo e os questionamentos estavam me enlouquecendo. E foi passando alguns dias no campo de concentração e no consultório de Viktor Frankl que eu encontrei o sentido para o que até então não fazia sentido e tirava a minha paz.

Além de uma obra de observação psicológica é um relato comovente capaz de levar as pessoas a refletirem profundamente sobre o sentido desta vida.

“Quem tem por que viver aguenta quase todo como.”
Friedrich Nietzsche

Título: Em busca de sentido
Autor: Viktor E. Frankl
Editora: Vozes e Editora Sinodal
Páginas: 184
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram