14/12/2016

5 Dicas para ler mais em 2017



O mês de dezembro é aquele mês clássico de fazer a lista com as resoluções para o ano novo. Estipulamos diversas metas das mais variadas possíveis, até mesmo concluir aquela lista de leitura que com o passar do tempo só aumenta. E para aumentar ainda mais o tamanho da lista, no mês de dezembro tem o Natal, que é uma data muito boa para ganhar e comprar mais livros. Desse jeito, terminar a lista de leitura se torna algo quase impossível.

Se você colocou como meta para 2017 ler mais do que você leu neste último ano, vou dividir com vocês 5 dicas para ler mais durante o próximo ano. São dicas que me auxiliaram e creio que podem te ajudar também.

1.  Leia o que você gosta

Fazer algo que a gente não gosta é desmotivador, cansativo e é um grande aliado para largar nossas metas logo no inicio do caminho.

Se você tem aqueles livros obrigatórios da escola para ler, esforce ao máximo e termine a leitura deles o mais rápido possível. Agora com os livros e temas que você gosta, vamos para o passo seguinte.

2.  Reserve um tempo para ler

Não adianta querer ler mais e não ter tempo de leitura. Ler só quando sobra tempo não deve passar pela sua cabeça.  É necessário reservar um tempo diário para parar o que se está fazendo e ler. Pode ser logo após acordar, no ônibus, trem ou metrô a caminho do trabalho/escola. No horário de almoço, antes de dormir, ou em qualquer outro momento exclusivo para isso.

Nesse período de tempo priorize a leitura. Desligue do celular, computador ou outro meio de distração. É fundamental esse momento, pois assim você cria um hábito de parar com as outras atividades e se concentra mais na leitura.

3.  Leia mais de um livro ao mesmo tempo

Isso é ótimo para exercitar o seu cérebro e auxiliar na concentração. Eu sempre estou lendo 2 ou 3 livros ao mesmo tempo, e divido o meu período de leitura para ler uma porção de um livro, depois de outro e assim por diante.

Quando lemos um livro por muito tempo, muitas vezes começamos a perder a concentração e temos que voltar algumas páginas para entender o enredo da história. Quando é feita uma pausa e trocamos de livro, o cérebro trabalha para arquivar a leitura do livro concluído e relembrar o enredo do outro livro iniciado.

Para você não ter que ficar voltando várias vezes às páginas por não lembrar o que leu devido a falta de concentração, você vai conseguir aproveitar melhor o seu tempo e ler muito mais.

4.  Estipule metas

Você quer ler mais, mas quanto é mais para você? Definir aonde quer chegar é a melhor forma de começar a caminhada. Determine quanto tempo tem para ler e quantas páginas você vai ler por dia. Estipule também uma meta para concluir o livro. Mas nada muito rígido para não tornar essa experiência cansativa e largar no meio do caminho.

Eu costumo reservar pelo menos 20 minutos para cada livro e estipulo 2 semanas para conclusão do livro. Alguns eu levo menos tempo, outro mais tempo, mas a média é de 15 dias para cada livro.

5.  Compartilhe suas leituras

Dividir com alguém aquilo que você leu é muito bom para fixação do conteúdo lido e para a troca de experiências também. Se for possível, participe de algum grupo de leitores, onde seja possível falar e ouvir sobre livros. Caso contrário, procure aquele seu amigo que não te larga por nada e conte para ele resumidamente o livro. Faça isso também com a sua mãe, pai, irmãos e até seu namorado ou namorada. Conte para alguém o conteúdo do livro lido.

Agora se você não tiver ninguém para contar, não desanime, pegue um caderno e faça o seu próprio resumo. Não precisa escrever outro livro, apenas uma página com o que de mais importante, emocionante, interessante e apaixonante encontrou no livro. Isso te auxiliará no desenvolvimento da escrita também.


Falando em dividir o que você tem lido, aproveite e faça sua inscrição no Quem Lê Ganha Mais – 2017 e compartilhe conosco suas metas e leituras. Não fique de fora dessa.

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram