10/07/2018

Resenha do livro - O último sopro




Quem me conhece bem, sabe o quanto sou uma pessoa introspectiva. Penso muito no sentido de tudo, principalmente no sentido da vida. Quando vi a capa desse livro me interessei rapidamente. E a leitura não me decepcionou!
Nesta obra Paul Kalanithi conta a sua história. Ávido leitor de obras clássicas, amante da filosofia, ele acreditava encontrar na literatura o material mais rico para a reflexão moral:  “Os livros se tornaram meus confidentes, com suas lentes  me propiciando novas visões de mundo.” Com sua busca constante para entender o que dá sentido a vida, Paul decidiu estudar medicina, mais especificamente Neurologia. Ainda como estudante se vê diante da frieza desenvolvida ao longo do curso, ele descreve como os corpos doados à Ciência são tratados, algo que me marcou muito.
Aos 36 anos no auge da sua carreira é diagnosticado com um câncer. Aqui começam todas as suas grandes reflexões sobre o que realmente vale a pena durante a existência. Um médico que sempre lidou com a morte, agora se vê diante da própria morte: "Porque eu teria que aprender a viver de outro jeito, vendo a morte como um visitante onipresente, mas sabendo que mesmo se estivesse morrendo, até morrer, eu ainda estaria vivo."
Outra parte que me marcou bastante foi a descrição de Paul sobre as funções básicas do seu corpo que foram ficando inativas com o avançar da doença... coisas que muitas vezes não valorizamos, como por exemplo ir ao banheiro sozinhos. Isso me fez ser mais grata por estas pequenas coisas.
A narrativa é empolgante, emocionante e envolvente.  É impossível ler este livro sem repensar no seu modo de viver. O desfecho é encorajador, apesar do destino triste que já sabemos desde o início da obra. A determinação e leveza de Paul ao encarar a morte é uma lição para nós que ainda temos oportunidade de viver.
“O que torna a vida significativa o suficiente para se continuar vivendo?”

Título: O último sopro de vida
Número de páginas: 167
Autor: Paul Kalanithi
Editora: Sextante


Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram