08/02/2019

Resenha do Livro - Casamento, Princípios Bíblicos e Teológicos



O casamento é um marco na vida das pessoas. Elas deixam sua vida individual para se unir a uma outra pessoa e juntas buscam o melhor para ambas. É claro que nem tudo é um mar de rosas e todo casamento tem seus altos e baixos. Muitos buscam lutar e mantêm o relacionamento até o final da vida, mas infelizmente tem crescido o número daqueles que rompem o casamento por vários motivos. Como cristãos, qual o objetivo ou propósito do casamento? Qual o modelo de casamento que temos na bíblia?

Este livro é a compilação de vários artigos publicados pelo Instituto de Pesquisa Bíblica localizado nos Estados Unidos. Esses artigos foram escritos por estudiosos renomados, doutores em teologia e professores em diversas universidades ao redor do mundo.

A bíblia começa e termina com um casamento. É interessante notar que encontramos esse assunto do princípio ao fim do livro sagrado. O casamento cristão se baseia no modelo bíblico. Partindo desse pressuposto é que os autores discorrem sobre temas relevantes para o matrimônio nos dias de hoje.

Ao todo são 11 capítulos muito bem escritos, cheios de referências para um estudo mais aprofundado e que esclarecem muitas dúvidas e curiosidades do leitor. Os autores se preocuparam em apresentar um texto que fosse acessível a todos os públicos, pois o casamento é algo para todos.

O caminho organizado pelos editores para um melhor entendimento do assunto parte da Relevância das Escrituras para o Casamento e sobre o Conceito Bíblico de Casamento. Esses capítulos dão o rumo para a discussão do tema e apresentam claramente qual é o modelo bíblico do matrimônio. Também apresenta quais são as três ações que devem existir para ocorrer um casamento: Deixar, Unir e Tornar. Tudo isso com base no Antigo e no Novo Testamento.

Dando continuidade, o livro também trata dos Papéis dos Gêneros no Casamento. Sem ideias machistas ou feministas, Roberto Badenas trata apenas da relação Homem-Mulher à luz da Bíblia. Cada um tem seu papal fundamental na estrutura do casamento.

O livro também trata do assunto sexualidade. Os capítulos Teologia da Sexualidade e do Casamento e A Espiritualidade da Sexualidade falam da sexualidade do ponto de vista teológico fundamentando o sexo dentro do casamento. Além disso, trata da natureza do casamento e suas características e propósito dessa união. Ao final dos capítulos encontramos a resposta para a seguinte pergunta: O que faz do matrimônio uma união permanente perante Deus, conforme o testemunho bíblico? É o casamento civil (cartório), o casamento religioso ou a primeira relação sexual.

Estudando mais ainda a estrutura dos casamentos, o livro conta com mais dois capítulos para falar de casamentos entre pessoas que não são da mesma fé. Esses capítulos são dois estudos minuciosos e claros de dois textos do Novo Testamento: 1 Coríntios 7:12 a 16 e 2 Coríntios 6:14. Os autores detalham o texto e o contexto que foram escritas essas cartas paulinas e auxiliam o leitor a compreender mais essa mensagem e agir de maneira cristã com os casamentos mistos ou interconfessionais.

Infelizmente nem todo mundo que se casa leva esse casamento até o final da vida e por conta disso buscam o divórcio para finda um relacionamento e muitas vezes entrar em outro. A Bíblia tem sua posição quanto ao divórcio e o livro conta com dois capítulos para esse assunto. Um só para tratar do assunto no Antigo Testamento e outro para o Novo Testamento. Em cada capítulo são descrito os textos que falam sobre isso na bíblia e qual é a posição bíblica em relação a essa quebra de compromisso. Capítulos profundos e que solteiros e casados deveriam ler para entender qual é o plano de Deus para o casamento.

Por fim, o livro também trata do solteirismo. Mesmo sendo um livro de casamento, muitos optam por permanecer solteiros para o resto de suas vidas. O livro apresenta o ponto de vista bíblico quanto a essa decisão. No Antigo Testamento não é encontrado muitos exemplos, mas Paulo fala muito sobre esse assunto. Ao final do capítulo o autor faz uma reflexão profunda sobre o tema.

Este é um livro de estudo, de busca pelo conhecimento e de transformação também. Tenho certeza que o jovem que está pensando em se casar olhará para o casamento com outros olhos e com mais responsabilidade. Os casais que já estão juntos encontrarão nesse livro ensinamentos que os ajudarão a melhorar a relação e renovar os votos. E aqueles que por algum motivo estão passando por um sofrimento no casamento, encontrarão forças e ensinamentos para buscar a felicidade plena no relacionamento.


Um livro completo e que fará a diferença em sua vida e em seu casamento.
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram