14/04/2020

Resenha do livro - Os quatro amores





Falar sobre Amor de forma profunda em um mundo que vive esse princípio de forma tão rasa é um grande desafio. O grande escritor apologista do século XX, C. S Lewis resolveu se aventurar e escrever sobre as quatro formas de amor: Afeição, Amizade, Eros e Caridade.

Antes de abordar sobre os quatro amores, Lewis faz uma introdução sobre Amor-Doador e Amor-Necessidade. O autor diferencia essas formas de amar através dos exemplos:

Amor-Doador: 

que move o homem a trabalhar e cuidar do futuro de sua família mesmo sabendo que ele próprio não venha a usufruir dos seus frutos. 
Que pode também ser exemplificado através do amor de Deus pelo ser humano.

Amor-Necessidade: 

que impulsiona uma criança assustada para os braços de sua mãe. 
É a forma de amar mais recorrente e natural para o ser-humano.

A partir desses conceitos, Lewis vai definindo os conceitos dos quatro amores. Em suma, a afeição é aquele amor natural, que não se escolhe, apenas se sente. A amizade é o amor compartilhado por pessoas que tem algo em comum. Eros é o amor paixão. E a Caridade é o amor supremo, incondicional. Recebemos a Caridade de Deus e somos habilitados assim a amar os outros. De uma forma complexa, o autor relaciona cada tipo de amor com as formas de amar, amor-doador ou amor-necessidade.

É um livro muito envolvente. C. S. Lewis tem a capacidade de escrever de forma catedrática, mas ainda assim ser descontraído e dar exemplos do dia a dia para facilitar o entendimento. Antes de adentrar nos capítulos sobre cada um dos amores, há um capítulo enfatizando a diferença entre amar e gostar.

Se você quer ter mais clareza sobre esse princípio tratado como um sentimento muitas vezes, abordado por poetas e compositores; este livro é indicado para você. O que mais me encantou nesta obra foram  as definições claras, bem exemplificadas e principalmente entender sobre a Caridade, o que me deu um novo olhar sobre o Amor de Deus por mim.


Título: Os quatro amores
Autor: C. S. Lewis
Editora: Thomas Nelson Brasil
Páginas: 195

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram