10/04/2020

Resenha do Livro - Celular, doce lar




Quem nunca se viu escravo das notificações ou anda com o celular como se fosse uma nova parte do corpo, que atire a primeira tela!

Ah, o celular! Os “smartphones”, telefones espertos, inteligentes. Eles chegaram de mansinho nos oferecendo tantas vantagens em um só aparelho e nos rendemos a todos os seus encantos. É relógio, internet, redes sociais que te mantém conectado com todos, aplicativos para tudo o que você imaginar... Ele não é o vilão. Nós é que perdemos o controle. O porquê, e como perdemos é o tema deste livro.

Rosana Hermann é jornalista, escritora, roteirista, apresentadora, blogueira e super antenado no mundo da internet, a pessoa ideal para tecer ideias que nos fazem questionar a nossa experiência com o mundo virtual.

Com uma linguagem simples, divertida e repleta de depoimentos de grandes personalidades na forma de twittes, esta obra é bem humorada e persuasiva. Amei os quadrinhos repletos de ironia do André Dahmer antecedendo cada capítulo. Além do mais, a autora embasa todas as suas ideias em pesquisas da psicologia comportamental e da neurociência.

Esta obra um chamado para discutirmos a nossa relação com o celular. Quanto tempo você passa com o telefone na mão? O dia todo? Já conseguiu ficar um dia desconectado? Consegue ficar uma hora sem checar o celular? Tem a impressão que está perdendo o controle? Já admitiu que é um viciado ou ainda nega? Este livro é para você.

Opa, não se assuste. Este não é um chamado à desconexão total. É um chamado ao equilíbrio, a não ser governado pelo smarthphone. Usar o celular como escolha sábia, sem vício. Segundo a autora, nós acabamos fazendo do celular o nosso lar e é por isso que é tão importante repensarmos a forma como estamos interagindo com ele.

Ao longo de 7 capítulos você vai ver as vantagens e os perigos relacionados ao celular. Compreenderá os circuitos neuronais ligados ao sistema de recompensa que nos faz querer estar mais e mais conectados. A autora compartilha o seu plano de detox digital, além de deixar dicas que qualquer pessoa pode aplicar. Você também terá oportunidade de conhecer como as empresas utilizam os nossos dados para impulsionar suas vendas, e chegará a conclusão de que nada é gratuito no mundo digital, e só para lembrar... é você que paga a conta.

Já parou para pensar em quantas coisas legais você já perdeu por estar conectado o tempo todo? A profundidade dos relacionamentos, o tempo para aprender uma nova habilidade ou até mesmo para ler um livro. Desconecte um pouco e leia mais!


Título: Celular, Doce Lar
Autora: Rosana Hermann
Editora: Sextante
Páginas: 172

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram