12/05/2020

Resenha do Livro - Amando uns aos outros




O autor Leo Buscaglia foi um renomado autor e um professor destacado na Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos. Dedicou grande parte da sua vida em analisar a dinâmica do amor e das relações amorosas. De tanto falar e estudar sobre esse assunto, ele era conhecido como Doutor Amor.

Amando uns aos Outros é quase um manual de como conseguir construir relacionamentos duradouros e sadios entre as pessoas. O bom relacionamento é baseado no Amor, e aqui Leo aborda as complexidades e os desafios existentes nos relacionamentos em geral.

Podemos dividir o livro em 3 partes. A primeira parte fala sobre o Mito, sobre a afirmação presente em todos os finais de contos: “E viveram felizes para sempre...” que a partir de agora não haverá mais problemas e somente o amor basta. Muitos acreditam que um relacionamento amoroso é assim, e no primeiro problema, no primeiro desentendimento, desanimam e começam a lamentar. As vezes, o simples fato de uma opinião diferente causa um enorme transtorno.

Compreendendo essa primeira parte, vamos para a segunda que se trata do Estudo. Buscando compreender mais sobre os relacionamentos, o professor Buscaglia elaborou uma pesquisa para verificar os vários aspectos existentes no “relacionamento”. Para isso, a definição formal de relacionamento seria: “

Uma ligação ou união de comum acordo, duradoura, socialmente aceita, que preencha certas necessidades dos indivíduos e da sociedade que vivem.”

Os resultados mostraram com quem é estabelecido o relacionamento principal. Esse relacionamento pode ser com o cônjuge, com pai ou mãe, com filhos, consigo mesmo e até com animais.  Além disso, foi listadas as qualidades que são mais essenciais para o crescimento do amor dentro do relacionamento e também quais são as mais destrutivas, são elas:

Essenciais - Comunicação; Afeição; Compaixão/Capacidade de Perdoar; Honestidade; Aceitação; Dependência; Senso de Humor; Romance (Incluindo sexo); Paciência e Liberdade.

Destrutivas – Falta de comunicação; Egoísmo (incapacidade de perdoar); Desonestidade; Ciúme; Falta de Confiança; Perfeccionismo; Falta de Flexibilidade (não estar aberto a mudanças); Falta de compreensão; Falta de Respeito e Apatia.

Sabendo que proporciona o crescimento e o que destrói o relacionamento, partimos para a terceira parte do livro onde encontramos 10 lições práticas a serem trabalhadas a fim de desenvolver amor nas relações. São capítulos bem compreensíveis e claros, que auxiliam muito no entendimento do assunto.

Após a conceitualização de um relacionamento amoroso, temos capítulos tratando dos assuntos de comunicação, honestidade, perdão, alegria e intimidade. Também trata de maneira bem clara a questão do ciúme. Ao final ele compartilha alguns concelhos das pessoas que compartilharam quando responderam o questionário. São bons conselhos e vou compartilhar alguns aqui:

Invista muito tempo e energia em seus relacionamentos. Relacionamentos duradouros não acontecem por acaso, eles são criados.

Não tenha medo de doar-se. Isso nunca será demais, se você está querendo fazê-lo.

Nunca force ninguém a fazer nada por você “em nome do amor”. O amor não está para ser barganhado.

Mantenha a criança dentro de você viva e brincando.

E por fim:

Não se apegue à mágoa, raiva ou dor. Elas roubam sua energia e o afastam do amor.

O último capítulo nos fortalece para enfrentar os desafios que existem dentro dos relacionamentos humanos. Compreendemos que para alcançar o êxito nesses relacionamentos depende mais de nós do que da outra pessoa. O autor enumera algumas coisas que são muito importantes como: conhecer a si mesmo; se livrar das irritações banais; ser mais espontâneo, ser mais atencioso e trazer prazer para dentro da relação.

Esse é um daqueles livros que não dá para ler apenas uma vez. Tem que voltar e reler, pois mudar a nós mesmo não é uma coisa fácil. Se você tiver a oportunidade de ler esse livro, aproveite, pois é um ótimo guia para construir relações amorosas.






Título: Amando uns aos outros
Autor: Leo Buscaglia
Editora: Record
Páginas: 209

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram