08/05/2020

Resenha do Livro - Música na igreja




Como funciona o Ministério de Música na sua igreja? Você já se perguntou por que o assunto “música” é tão controverso? Já ouviu alguém dizer que determinado instrumento não pode ser tocado na igreja? Então você precisa ler este livro!

Esta obra foi escrita por Daniel Oscar Plenc, doutor em teologia, professor universitário e diretor do Centro de Pesquisa Ellen White na Universidade Adventista del Plata. O livro foi escrito no contexto adventista, mas há muita informação relevante que pode ser aproveitada por outras denominações cristãs.

O livro foi dividido em quatro sessões. A primeira sessão intitulada A música na Bíblia trata das referências musicais no Antigo e no Novo Testamento. Os instrumentos musicais utilizados no contexto bíblico são descritos, bem como achei interessante foi a diferença entre a música tocada no templo e a música das sinagogas.

No templo a música era vocal e instrumental, dirigida por profissionais que estudavam 10 anos para participar do serviço de cântico no momento dos sacrifícios. Nas sinagogas a música era apenas vocal, devido o contexto de luto que os judeus viviam e, era dirigida por leigos.

Na sessão O Adventismo e a música é relatado como foi a introdução de cânticos nos primórdios da igreja, bem como a organização dos hinários. O autor faz também uma revisão do que Ellen White escreveu sobre música.

Na parte Música, adoração e teologia: possíveis conexões teóricas, são expostas as principais ideias envolvendo música e teologia, música e a missão da igreja. Há uma síntese sobre os principais documentos existentes na Igreja Adventista que tratam do assunto.

Para finalizar, na última sessão O Ministério da Música o autor traz orientações e dicas para quem trabalha neste ministério. Orientações para diretores do ministério, cantores, instrumentistas e sonoplastas. Como organizar a congregação para aprender novos hinos, a importância de grupos e corais são alguns dos tópicos abordados.

Música é arte. Segundo o autor e difícil e até mesmo desnecessário julgar a arte através das lentes da teologia. O ponto fundamental é definir o papel da música no âmbito religioso como uma ferramenta de adoração, edificação e evangelização.

Título: Música na Igreja
Autor: Daniel Oscar Plenc
Editora: Casa Publicadora
Páginas: 189




Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram