23/03/2021

Resenha do Livro - Em defesa da Bíblia




 É possível confiar na Bíblia? Essa é uma das perguntas que esse livro pretende responder.

“Em Defesa da Bíblia” faz parte do clube de leitura da Casa Publicadora Brasileira para o ano de 2021. Se você quiser conhecer os demais títulos, publicamos uma postagem apresentando todos os livros, é só clicar no link.

O autor da obra é Bryan Ball, teólogo britânico, com doutorado pela Universidade de Londres. Em sua carreira profissional, ele passou pela cátedra de Teologia na Newbold College, Inglaterra e Presidente de Avondele College, Austrália. Ball foi o organizador do livro “No Princípio”.

A primeira edição desse livro foi lançada em 2011 em comemoração ao aniversário de 400 anos da 1ª publicação da King James, a versão inglesa mais conhecida da bíblia. É como se fosse a nossa “João Ferreira de Almeida”. Se olharmos para trás, nenhum outro livro impactou tanto a cultura ocidental como a Bíblia.

Nos dias de hoje surgem 2 as perguntas: Ainda podemos crer na Bíblia? Isso realmente importa? O autor busca responder essas perguntas com toda responsabilidade e coerência. Esse tema tem importância crucial, sobretudo porque muitas pessoas hoje afirmam que não podemos mais acreditar na bíblia. É importe esse tipo de estudo, pois estamos falando de um livro com mais de dois milênios.

Bryan Ball explica que o livro não esgota todas as possibilidades de argumentos e nem pretende ser a palavra final sobre o assunto. O que ele pretende é, apresentar de forma breve e clara algumas evidências históricas, arqueológicas e filosóficas acerca da Bíblia. É um livro para você ler e estudar, crendo ou não nas Escrituras.

Na introdução do livro, o autor explica o sentido da palavra “crer”  e fala do mal entendido que ela pode causar. Nós podemos crer no que quisermos, mas não é a nossa crença que torna o que cremos real. Podemos crer que a terra é plana, que existem fadas e duendes, que a lua é verde e que os elefantes crescem no fundo dos oceanos. Muitas pessoas acham que quem crer na Bíblia é assim também, que tem uma credulidade cega e desinformada.

Ao falar sobre a crença na Bíblia, ele não está se referindo a credulidade cega, mas sim a uma crença fundamentada em fatos que podem ser averiguados. Quando perguntamos “Ainda podemos crer na Bíblia?, na verdade estamos questionando: “Existe alguma evidência real de que a crença na Bíblia pode ser mais do que uma credulidade cega ou superstição? Ela resiste a investigação?”

“Em Defesa da Bíblia” é composta por 7 capítulos, simples e diretos,  com ideias fáceis de compreender. A linguagem utilizada é bem clara, que me lembrou muito aqueles professores que sabem muito do conteúdo e sentem prazer em passar o conteúdo. Ao final de cada capítulo tem uma conclusão e a lista das referências bibliográficas para que você possa aprofundar os estudos.

No primeiro capítulo o autor busca responder a segunda pergunta importante que norteia todo o livro: “Realmente importa cremos na Bíblia ou não?” Existem milhares e milhares de pessoas que nunca nem viram a Bíblia, o que ela tem de tão especial? No capítulo aprendemos 7 possíveis motivos:

- As declarações que a Bíblia faz de si mesma;

- Fonte de informação sobre Jesus;

- A possibilidade de uma vida por vir;

- Relevância para a vida;

- Capacidade para mudar a vida das pessoas;

- A base da cultura ocidental;

- Fonte de esperança.

Tem um capítulo muito interessante sobre as descobertas arqueológicas e como elas podem validar os escritos Bíblicos. A arqueologia trouxe luz sobre algumas civilizações que só eram relatadas na Bíblia, como os cananeus, heteus, amalequitas, amorreus, amonitas e edomitas.

Outra questão muito relevante tratada aqui é sobre quem escreveu a Bíblia. Alguns acreditam que a igreja primitiva reuniu, escreveu tudo e fizeram a Bíblia para seus interesses. Outros entendem que, com o passar do tempo e das traduções, as cópias de hoje não refletem mais a ideia original, que muitas coisas foram suprimidas ou trocadas. O autor apresenta diversos estudos de eruditos, documentos históricos e achados arqueológicos que são utilizados para atestar o conteúdo dos textos bíblicos.

Aqui você também vai conhecer algumas das profecias encontradas na bíblia. É bem interessante essa parte e eu aprendi muito com essa leitura. Também tem outro capítulo falando só sobre Jesus, buscando responder a indagação: Ele foi um Messias ou um Maluco?

E por fim, o capítulo que eu mais gostei foi o que fala sobre o livro de Gênesis. Já ouvi muitos afirmarem que Gênesis  é um livro fantasioso, não literal, principalmente o relato da criação. Em Defesa da Bíblia apresenta algumas bases significativas que vão fazer você olhar para o primeiro livro do Pentateuco de maneira diferente.

Ao final do livro o autor recapitula todos as pontas soltas em cada capítulo para reuni-las como se fossem uma corda para assim podermos responder à pergunta: Podemos Crer na Bíblia?

É uma leitura rica de informações, detalhes e conhecimento. Se você gosta de estudar a Bíblia, ou tem interesse em aprender mais sobre esse livro, essa é uma leitura recomendada!


Resenha escrita por

Wesley Ximenes

Título: Em Defesa da Bíblia

Autor: Bryan Ball

Editora: Casa Publicadora Brasileira

Número de Páginas: 192

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram