06/04/2021

Resenha do Livro - Brincar é fundamental

 



Brincar é fundamental foi escrito pela Luciana Brites, pedagoga, mestre em Distúrbio do Desenvolvimento e especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental; Psicopedagogia Clínica e Institucional, e Psicomotricidade. É fundadora do Neurosaber, instituto cujo objetivo é compartilhar conhecimentos sobre aprendizagem, desenvolvimento e comportamentos da infância e adolescência.


Esse livro trata dos principais aspectos do neurodesenvolvimento da criança, na primeira infância (0 a 6 anos). Se pensarmos em uma casa completa, a primeira infância seria o alicerce, se ele não for bem montado e construído, todo o restante da casa vai sofrer algum impacto. José Saramago disse: “O Homem que sou é a criança que fui”. Assim, é de suma importância compreender melhor essa etapa tão importante na formação do ser humano.


Quando nasce uma criança, também nasce um pai, uma mãe, e uma rede de apoio para esse novo indivíduo.  Todo esse círculo terá influência na formação da criança.


Luciana estrutura o livro em 4 pilares, que formam o acrônimo ABCD: Aprendizagem, Brincadeira, Cognição e Desenvolvimento. Esses pilares funcionam ao mesmo tempo e variam de acordo com as etapas da primeira infância.


·        Na Aprendizagem ocorrem as mudanças de comportamento que são resultados das experiências vividas. Bebês já nascem com o cérebro pronto para aprender. Por isso é importante que os pais tenham paciência, concedam bastante amor e não pulem nenhuma etapa. Todas as pequenas atitudes são relevantes no aprendizado.


·        Na Brincadeira a criança aprende diversas habilidades, desperta a criatividade e estimula todos os sentidos. No início da vida a criança brinca consigo mesma, depois sozinha e posteriormente com as demais crianças.


·        A Cognição é a habilidade que o cérebro tem de assimilar e processar informações para converte-las em conhecimento, a fim de tomar decisões e/ou produzir respostas. A cognição depende do aprendizado principalmente que vem através das brincadeiras.


·        O Desenvolvimento engloba todas as etapas da vida e é caracterizado por três aspectos fundamentais: evoluir, amadurecer e crescer. Os fatores que auxiliam no desenvolvimento dependem do organismo (fatores genéticos e sistema neuroendrócrino), da alimentação e interação com o meio. Os pais precisam compreender as fases do Desenvolvimento, pois a falta de clareza leva a falta de prioridades.


A autora apresenta ideias de como estimular a criança ao longo da primeira infância. Ela ressalta as habilidades correspondentes de cada idade e quais atividades devem ser priorizadas. As informações apresentam objetivos específicos desde o nascimento até os 6 anos. Além disso, há um anexo com indicadores de desenvolvimento para avalia a Linguagem, Cognição, Habilidade Socioemocional, Motricidade Ampla e Motricidade Fina.


Esse livro é recomendado para todas as pessoas envolvidas na criação de um infante: pais, tios, avós, professores e educadores. Se você tem contato com criança, vale a pena a leitura.


Título: Brincar é Fundamental  

Autor: Luciana Brites

Editora: Gente 

Número de Páginas: 174  

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram