16/03/2021

Resenha do livro - Surpreendido pelo Sentido

 



Ser humano é ansiar por sentido.

O livro Surpreendido pelo sentido publicado pela editora Hagnos, fala sobre Ciência, Fé e como conseguimos que as coisas façam sentido. O autor é Alisther McGrath, ele tem competência para falar sobre Ciência e Fé já que é graduado em química e teologia, doutor em Biofísica Molecular e também doutor em Teologia.

 

Não sei se você percebeu o título do livro lembra Surpreendido pela Alegria, escrito por C S Lewis. E sim isso foi proposital, já que Alisther se identifica e se inspira muito em Lewis. Inclusive foi ele quem escreveu uma das principais biografias de Lewis. Eles não foram contemporâneos, mas há algumas semelhanças interessantes entre os dois: ambos nasceram na Irlanda na região de Belfast, Alisther estudou no mesmo colégio que a mãe de Lewis, os dois foram ateus na juventude e se tornaram cristãos. Ambos decidiram viver a fé cristã na igreja anglicana. Assim como Lewis, Alisther estudou em Oxford e trabalhou em Cambridge. C. S. Lewis ficou conhecido como o Grande apologista cristão do século 20, enquanto Alisther é considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.

 

Em Surpreendido pela Alegria C. S. Lewis como um bom professor de Literatura e Língua Inglesa traçou a importância da literatura em conduzi-lo a saciar seu anseio mais profundo de deslumbramento, o que ele chamou de Alegria. A conversão de Lewis foi extremamente ligada aos livros.

 

Em Surpreendido pelo Sentido, Alister como um bom cientista conta que a sua conversão foi um ato do livre pensamento. Para ele o cristianismo contém uma dimensão para atribuir sentido. E ele faz um paralelo com a Ciência, que diz respeito a atribuir sentido. O método científico parte do princípio de identificar padrões no mundo natural e buscar estruturas mais profundas para explicar esses padrões. 

 

A explicação científica busca sentido para as nossas observações e experiências e, seleciona a teoria que faz mais sentido. Portanto, sempre haverá um elemento de dúvida em qualquer teoria, já que a Ciência trabalha com verdades falseáveis; verdades que podem ser contestadas. Além disso a Ciência reconhece que sempre haverá múltiplas interpretações das nossas observações.

 

Algumas teorias não podem ser provadas, mesmo fazendo sentido. Enquanto outras podem ser provadas, mas não adicionam sentido em nossas vidas, não nos dão nem um propósito ou motivo para viver.

 

A crença em Deus dá sentido à existência, mas não pode ser provada. Assim como o ateísmo também é improvável. Para Alisther Cristianismo e Ateísmo são tipos de fé.

 

Segundo o autor os limites da ciência devem ser respeitados, se não ela passa a ser prejudicada e explorada por indivíduos com agendas ideológicas. A ciência não deve sofrer interferência de dogmas religiosos ou anti religiosos.

 

É um problema quando cientistas fingem ser religiosos ou quando religiosos fingem ser cientistas. Eu me sinto desconfortável quando vejo crentes usando Deus para tapar buracos, não sabem explicar um fenômeno e colocam Deus no meio. Deus não é um tapador de buracos. Não é papel da Teologia cristã inventar uma explicação para as observações do mundo. A natureza está aberta a muitas interpretações legítimas.

 

 A ciência em si e por si é ou deveria ser neutra. Mas tudo depende do caráter moral dos seres humanos. A nossa natureza é falha, e foi essa humanidade falha que criou a Ciência, por isso o seu potencial tanto para curar quanto para destruir.

 

O autor traça uma linha de raciocínio muito interessante sobre Seleção natural evolução e surgimento do Universo. Eu gostei muito da parte sobre a formação do Universo. As propriedades que sustentam a vida no Universo são extremamente sensíveis aos valores das forças fundamentais e constantes da natureza. Você já ouviu falar sobre sintonia fina?

 

É ideia de que o Universo foi sintonizado para a vida. Porque se as constantes que governam o universo variassem minimamente isso poderia impedir o surgimento da existência humana. E eu estou falando de variações numa fração de 10 elevado a 55, ou seja o número 10 seguido por 54 zeros.

 

Surge então a pergunta: de onde vem as leis da natureza?

 

Se o Universo se formou em um espaço de tempo surpreendentemente curto, já possuindo todas as leis que governariam a natureza. A origem dessas leis passa ser de maior importância apologética.

 

O filósofo Jonh Leslie disse: Deus precisou ter cuidado com a física que escolheu.

 

A sintonia fina não prova nada, mas ecoa a visão cristã da realidade.

 

A fé cristã nos capacita a extrair sentido das coisas. Ainda que a existência e natureza de Deus esteja além do método científico. A fé vai além da razão e da evidência. Eu disse que ela vai além, não contra...

 

Esse livro é fininho, eu demorei para ler porque o assunto requer bastante atenção, mas a linguagem é bem acessível e agradável.

Resenha escrita por

Elen Ximenes

 

Título: Surpreendido pelo Sentido

Autor: Alister McGrath

Editora: Hagnos

Número de Páginas: 199




Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram