04/10/2021

Resenha do Livro - Paixão S.A.

 



O mundo está cada dia mais digital. Hoje existem cada vez mais alternativas utilizando a internet como solução. Seja para traçar a melhor rota para um destino, ou pedir uma refeição sem sair de casa, a internet tem cada dia mais estreitado as relações e facilitado nossas vidas. Além disso, o meio digital também se tornou uma forma de aprender diferentes assuntos, e se tem alguém buscando aprender, existirá um mercado para aqueles que querem ensinar algo.


E nessa área de ensino é que se destacam os autores deste livro, Nilson Filateri e Rafael Carvalho. O Nilson foi um dos fundadores da EadBox e o Rafael criou a Edools, ambas plataformas de educação a distância. Posteriormente os dois fundiram suas empresas e criaram a HeroSpark, uma plataforma de educação a distância, robusta e completa para aqueles que procuram um suporte para organizar seu curso on-line.


O livro apresenta a metodologia dos autores para aqueles que querem transformar aquilo que amam em um negócio digital. Os autores denominam como a Lógica do Herói e apresentam o passo a passo para conseguir montar o seu próprio curso.


Como estamos falando da Lógica do Herói, primeiramente você precisa definir aquilo que você faz de melhor, e o que será o seu Superpoder. Para auxiliar nesse reconhecimento, os autores falam que o seu Superpoder é a intersecção de três elementos: a Paixão, a Competência e o Talento. A Paixão é aquilo que você faz com empolgação e entusiasmo. A Competência é a habilidade para realizar a atividade. O Talento é a sua capacidade natural para fazer algo. Para descobrir o seu Superpoder, responda à pergunta: O que eu faço com Paixão, Competência e Talento? Esse é o seu Superpoder e é nisso que você é um Experto.


No livro fica claro que isso pode ser desde como fazer pequenos concertos dentro de casa, até os assuntos mais engenhosos. Os autores incentivam que aqueles que gostam de ensinar prossigam, pois sempre terá alguém para aprender determinado assunto.


Após saber no que você é expert, o livro desenvolve os 6 passos para a metodologia da Lógica do Herói:


Passo 1: Lance seu conhecimento para o mundo.

Coloque no papel a sua ideia, o nível de engajamento que o seu projeto exige e faça um esboço desse primeiro projeto. Pode parecer difícil começar por essa etapa, mas faz parte da estrutura que os autores estabeleceram. Nessa parte eles dão várias dicas que colaboração para criar esse primeiro esboço.

Passo 2: Disciplina Inteligente

Capacidade de organizar rotinas para ser cada vez mais eficiente. Isso é muito importante tanto para a elaboração do seu negócio digital, como também para a sua vida profissional.

Passo 3: Valide a ideia

O conceito vindo do universo das Startups é do Produto Mínimo Viável (MVP no inglês) é utilizado nessa etapa. Os autores vão mostrar uma maneira de obter esse produto mínimo e como testar.

Passo 4: Visão em perspectiva

É a maneira de olhar além do alcance. Nesse passo, também existem diversas dicas para aprimorar essa maneira de ver as coisas.

Passo 5: Determinação Implacável

Como os próprios autores dizem, começar um negócio digital é como subir uma montanha. Para alcançar o objetivo, é importante planejamento, foco e muita determinação.

Passo 6: Desapego seletivo

Essa é uma etapa importante, pois se acumularmos tudo dentro de um empreendimento, é bem possível o empreendedor cansar e desistir no meio do caminho devido ao acumulo de funções e tensões. Portanto é importante praticar esse desapego.

 


No último capítulo lemos alguns exemplos de empreendedores que criaram um negócio do zero e que tornaram referências em suas áreas. Os exemplos estão na área de veterinária, cardiologia, atividade física, entre outros. Cada um desses exemplos pode ser uma luz e um incentivo para você que quer ter o seu próprio negócio digital.

 

O livro apresenta o essencial para que o leitor compreenda as etapas desde a ideia até a criação de um empreendimento digital. Os autores não aprofundam em técnicas de vendas, de gravação e estruturação do negócio. Esses assuntos não são o foco do livro.


Se você já participou ou acompanha eventos que abordam o marketing digital, se deparará com conceitos e elementos já conhecidos. Porém creio que todo mundo pode contribuir um pouquinho com o nosso crescimento pessoal. Esse é um livro da fácil compreensão e que pode contribuir com aqueles que querem aprender e ter o seu próprio empreendimento digital.

 

Título: Paixão S.A.

Autores: Nilson Filattieri e Rafael Carvalho

Editora: Gente

Páginas: 208



Comprando através do link você contribui com o blog.
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram