13/09/2021

Resenha do livro - Desistir não é opção

 



A frase “Desistir não é opção” faz parte do repertório daqueles que farão de tudo para alcançar seus objetivos. São pessoas persistentes, resilientes e flexíveis, pois em muitos momentos é necessário fazer algumas alterações no caminho até chegar ao ponto final.


Camila Farani é uma dessas pessoas que não tem a desistência como opção. Percorreu uma trajetória surpreendente, saindo de balconista no empreendimento que a mãe comandava, até chegar a premiações de destaques no Brasil e até na ONU. Nesse percurso abriu diferentes empreendimentos, teve altos e baixos, encontrou grandes desafios e se destacou cada vez mais no ambiente das Startups. Atualmente ela é um dos tubarões do programa Shark Thank Brasil.


Essa foi uma obra que me surpreendeu no quesito conteúdo. Já li vários livros que tratam sobre finanças, empreendedorismo e negócios, e quase sempre temos um padrão de conteúdo e estrutura. Neste livro, Camila aborda o mundo dos negócios, mas de uma maneira que faz o leitor se sentir como se estivesse tendo uma mentoria com a autora.


Os primeiros capítulos do livro apresentam um pouco da biografia da Camila, contextualizando seus problemas e desafios na sua jornada como empreendedora. Além disso, ela apresenta diferentes cenários, que para muitos empreendedores pode ser novidade, e levanta a questão: Vai ficar parado ou vai avançar?


Nesse início do livro ela apresenta os 3 erros fatais de quem começa a empreender: Manter-se informal; Não analisar devidamente o modelo de custo e preço; Subestimar a própria capacidade de entrega. A partir desses problemas ela começa a estruturar o pensamento do empreendedor. A Camila divide em 3 fases.


A Fase 1 aborda como é importante ter clareza sobre os recursos da empresa. Esses recursos são os internos e não são apenas o caixa da empresa, mas também a equipe de funcionários e o próprio empreendedor. Tudo isso precisa de atenção, cuidado e valorização. É isso que sustenta e impulsiona a empresa para o crescimento.


A Fase 2 tem como foco o crescimento do negócio. Para isso existem etapas e é importante que nenhuma delas sejam puladas. Para que haja esse crescimento, o empreendedor deve ter a compreensão do mercado que ele faz parte, da solução que pretende solucionar e qual o objetivo que precisa atingir. As etapas para que esse crescimento aconteça são: Prototipar; Validar; Testar; Confirmar; Estabelecer o potencial de crescimento.


E na Fase 3, ela fala de escalabilidade. O que é preciso para esse avanço e também os investimentos que são possíveis para que isso aconteça. Camila compartilha sua experiência, pois atua dos dois lados, então sabe o que precisa fazer.


O livro não se perde em termos técnicos com explicações difíceis e confusas. Mas também não é raso, com informações que podemos encontrar na primeira página do Google. São lições, ensinamentos e insights que promoverão uma mudança de pensamento e atitudes para quem quer empreender.


Uma leitura que me fez olhar todas as minhas atividades do dia a dia com outros olhos, pois mesmo sendo funcionário de uma empresa, sou o empreendedor da minha vida.

 

Título: Desistir não é opção

Autora: Camila Farani

Editora: Gente

Páginas: 224


*Comprando através desse link, você contribui com o blog.
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram