12/04/2022

Resenha do Livro - Meu mundo de ponta-cabeça | Livro dos Aventureiros 2022

 





“Meu Mundo de Ponta-Cabeça”é o livro do ano selecionado pela Casa Publicadora Brasileira para o público infantil, crianças de 6 até 10 anos. Todos os anos a CPB elabora uma lista de livros, confira a seleção de 2022.

 

Em “Meu Mundo de Ponta-Cabeça” vamos acompanhar a experiência real de Valéria e Paulo Sitta. Esse casal viajou literalmente para o outro lado do mundo. Eles foram trabalhar como missionários em um orfanato na Índia. A Valéria é Pedagoga e o Paulo analista de sistemas. Nesse orfanato eles contribuíram nas atividades da cozinha, administração e dando aulas de música.

 

Como eu disse, o livro é para o público infantil, mas é recomendado para pais e educadores. Tanto que no início do livro há uma mensagem para esses dois grupos. Para os pais a mensagem é de participem da missão, incentivem e se envolvam em algum projeto missionário. Para os educadores, criem projetos voltados para essa parte missionária e se não tiver ideias de como fazer isso, o livro vai te ajudar muito.

 

Esse livro pode ser uma ótima oportunidade para que os pais e filhos possam ter várias discussões sobre os mais diversos temas, pois ao mesmo tempo que os autores vão compartilhando suas experiências, eles vão levantando os temas e deixando espaço para que haja esse aprendizado. Só pra citar alguns exemplos temos: finanças, alimentação, trabalho, limpeza do quarto, e outros.

 

Além disso tudo, o livro é rico em curiosidades e informações sobre a Índia e detalha como que foi o período de Missão que Valéria e Paulo passaram no orfanato. O legal desse livro é que ele é recheado de fotos, deixando a leitura para as crianças mais agradável ainda. E como estamos em um mundo cada vez mais digital, neste livro há QRCodes para você assistir alguns vídeos e assim a imersão na leitura ser maior ainda. Creio que as crianças vão gostar.


Com as imagens e vídeos você vai ter acesso a histórias bem engraçadas e divertidas, como por exemplo quando Valéria e Paulo levaram as crianças para a praia, ao zoológico, ensinaram a montar e soltar pipa e aprenderam a cultivar uma horta.

 

O que eu mais gostei neste livro foi o tema ‘Respeitar as diferenças’. Por diversas vezes Valéria conta que estranhou alguma costumes indianos, como por exemplo, comer com a mão, cozinhar no chão ou até mesmo as roupas típicas, porém o mesmo estranhamento existia da parte dos indianos quando ela comia com garfo e faca, utilizava a mesa e usava suas roupas. Nesses assuntos não existe certo e errado, e sim pessoas diferentes, de culturas diferentes, fazendo coisas diferentes. Respeitar as diferenças deve ser algo a ser aprendido desde a infância, para que não nos tornemos adultos intolerantes.


E quando se fala em tolerância isso engloba a religião, as crenças, opinião política entre outras coisas. É necessário compreender o outro, entender como ele pensa e age e não ficar achando que você é a regra do mundo. Respeito e tolerância são 2 coisas que precisam ser mais praticadas hoje em dia.  

 

Pais, este é um ótimo livro para incentivar o hábito da leitura nos seus filhos. Além disso, pode proporcionar um momento de grande interação entre vocês e a criança.

 

Título – Meu Mundo de Ponta-Cabeça

Autores – Valéria e Paulo Sitta

Editora – Casa Publicadora Brasileira (CPB)

Páginas – 112



Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram