11/03/2016

Entrevista #1 - Ivanilson Costa


O Projeto de Leitura “Quem Lê Ganha Mais” já está no seu 5º ano, e durante todo esse tempo, vimos muitas pessoas conseguindo superar suas metas de leitura ou então adquirindo o costume pela leitura de bons livros.

No ano passado, o nosso maior leitor foi Ivanilson Costa, de 25 anos, do estado do Maranhão e que enviou informações de 34 livros, fora os que ele leu para a sua pós-graduação. Para conhecer um pouco mais e te incentivar a ler cada vez mais também, fizemos uma entrevista com ele.

Confira o nosso bate-papo.


Quando que você começou a ler livros? Lembra-se do primeiro lido, ou qual o primeiro livro que te marcou?

Nunca fui muito de ler, nunca tive esse incentivo, eu era acostumado a ler livros sobre as matérias que estudava na escola apenas. Em 2009 ganhei o livro “Tempo de Esperança” (Mark Finley) de uma amiga adventista. Esse foi o primeiro livro lido por mim, creio que em 2011 (como eu não era cristão na época que ganhei, nem tinha interesse pela leitura, deixei o livro arquivado em casa).

Qual a pessoa que mais te incentivou a ler?

Foi o Pr. Heber Toth Armí, da Associação Norte Catarinense da Igreja Adventista (não o conheço pessoalmente). Ele é comentarista na página “Reavivados por Sua Palavra”, do projeto de leitura bíblica homônimo. Percebi que os comentários do pastor eram muito edificantes e inteligentes. Certo dia, acessando o seu Facebook, vi uma postagem dizendo: “Livros Lidos em 2014” e havia a lista elencando 70 livros! Juntamente com a lista, um desafio: “Leia mais em 2015! ”. Eu aceitei o desafio e iniciei a minha jornada de leitura. Além disso, no início de 2015 fiz 4 anos que decidi ser cristão, mas não conhecia muito sobre o Cristianismo, então resolvi embarcar nas leituras para aprender mais sobre a fé cristã.

Que gênero de leitura mais te agrada?

Gosto de ler sobre temas bíblicos e religiosos, saúde, estilo de vida, relacionamentos, ciência, etc. Não sou muito fã de histórias de ficção. Tento ler sobre assuntos edificantes, que vão enriquecer minha vida, um bom filtro é o conselho de Paulo em Filipenses 4:8.

Qual foi o ano que você mais leu livros?

No ano de 2014 li apenas 2 livros. No ano de 2015 li 39 livros (contando todos os livros lidos).

Tem alguma mania enquanto lê?

Tenho o costume de colocar um papel em branco no lugar de uma marca página e anotar a localização dos parágrafos mais importantes e/ou marcantes do livro (às vezes fico com “pena” de riscar o livro rs). Também costumo levar sempre um livro quando saio de casa para ler no ônibus, após o almoço, nas filas, etc. Li muitos livros aproveitando esses “retalhos” de tempo.

Quais são seus escritores favoritos?

Minha carreira de leitor ainda é curta, li poucos autores. Contudo, Ellen G. White é a minha escritora predileta, sem dúvida. Ano passado li 15 livros e livretos de sua autoria, foram muito edificantes. Um dos incentivos para minhas leituras foi quando li um prefácio que discorria sobre a vida e obra de Ellen White. O texto dizia mais ou menos assim: “Ellen White lia muito, o que pode ser constatado pelo tamanho de sua biblioteca particular quando faleceu”. Foi uma inspiração para mim. Pensei: “Quero ser igual a ela! ”.

Um livro que te marcou bastante?

A leitura do livro “Caminho a Cristo”, de Ellen G. White, foi muito marcante. Eu estava reiniciando minha caminhada cristã (agora na IASD) quando me deparei com este livro. A linguagem simples, a profundidade de pensamento, a riqueza espiritual, tudo me cativou. O título diz tudo: passos em direção ao Salvador! Quando terminei o livro, pensei: “Cada parágrafo desse livro é uma benção! ” Depois, o reli. E adivinha: estou lendo mais uma vez!

Um livro que todo mundo deveria ler?

A Bíblia Sagrada! Creio que todos os livros lidos por mim ano passado tinham relação com o Cristianismo, ou seja, se não existisse a Bíblia Sagrada, os livros que se basearam nela também não existiriam. Dos livros lidos por mim recomendaria o “Parábolas de Jesus” (Ellen G. White). É um livro fantástico, Ellen White comenta praticamente todas as parábolas da Bíblia, destacando e contextualizando os ensinamentos do Mestre, tudo com a simplicidade e o estilo peculiar da autora. “Parábolas de Jesus” traz as verdades do Evangelho de forma tão clara que creio ser difícil não ser tocado nesta leitura. Não vejo a hora de relê-lo!

Quantos livros pretende ler esse ano?

Ano passado eu aceitei o desafio de ler bastante para “pegar uma base” no reinício da minha caminhada cristã. E deu certo! Este ano pretendo focar mais nos meus estudos da Faculdade, logo pretendo concluir de 20 a 24 livros este ano (cerca de 2 por mês).

Um recado para os outros leitores.


Meu recado é simples: Leiam livros! Vocês querem crescer intelectualmente? Leiam livros! Querem crescer socialmente? Leiam livros! E crescer espiritualmente? Leiam livros também! O apóstolo Paulo, mesmo diante da morte, escreve para Timóteo, seu filho na fé: “Quando você vier, traga (...) os meus livros, especialmente os pergaminhos. ” (2Tim.4:13, NVI). Em suma: Leiam livros!
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram