29/12/2018

Livros Lidos 2018 - #4 - Teologia





Hoje o tema é teologia. Nem todos os livros são comentários bíblicos ou apologéticos, mas por se tratarem de temas bíblicos, reuni todos nesta lista. Se você não viu as outras postagens, listei os livros que li em administração, autoajuda e biografias. Confira lá também.


Vamos aos livros lidos, pois tem muito livro bom aqui!

A Ira de Deus no mundo dos homens (Emilson dos Reis, Casa Publicadora Brasileira)

Achei muito interessante esse livro, pois aborda um tema muito delicado que é a Ira de Deus. Como harmonizar um Deus de Amor com castigo e morte? Essa e outras perguntas são muito bem explicadas neste livro e que leva o leitor à uma melhor compreensão do assunto.

Bem embasado biblicamente, o autor retrata tanto a ira de Deus no Antigo como no Novo Testamento e explica de maneira didática que em meio a tudo as consequências do juízo divino, ainda existe o amor. A leitura é bem fácil e bem compreensiva.

Uma ótima leitura para aqueles que querem entender mais sobre o assunto.

Cartas de um diabo a seu aprendiz (C. S. Lewis, Martins Fontes)

Um clássico do autor C. S. Lewis, esse livro seria cômico se não fosse trágico. A ideia do livro é que alguém teve acesso as cartas de um diabo para seu pupilo e nessas cartas vemos muitas orientações que o jovem aprendiz deve colocar em prática para que a pessoa em questão não seja levado pelo “Inimigo”.

Uma leitura que leva a uma reflexão de como está a nossa vida cristã. Muitas vezes podemos achar que estamos seguindo a Cristo, porém estamos fazendo de tudo, menos sendo verdadeiros cristãos. Ótima leitura!

Contagem regressiva (Norman R. Gulley, Casa Publicadora Brasileira)

Este livro é bem curtinho, mas achei fantástico por ter um conteúdo tão profundo. Li e gostei demais de aprender mais sobre os eventos que estão ligados ao tempo do fim. Se você acredita que esse mundo terá um fim, esse é um ótimo livro para ler.

O autor é bem claro com as suas ideias e tudo que é escrito tem embasamento na Bíblia. Esse livro me fez repensar na minha forma de viver e ligar o alerta das prioridades da minha vida. Uma excelente leitura.

De Tarso a Roma (Rex D. Edwards, Casa Publicadora Brasileira)

Eu podia ter colocado esse livro na parte de biografias, porém achei ele bastante teológico e por isso deixei ele nessa categoria. O autor refaz os passos do apóstolo Paulo e nos apresenta os motivos que levaram o apóstolo a passar por aquelas cidades. Muitos dos problemas que aquelas cidades estavam passando estão acontecendo na igreja hoje e por isso o livro faz com que o tema seja tão atual.

Gostei demais dessa viagem e esse livro também está entre os melhores lidos do ano. E foi muito bom poder saber mais sobre esse grande personagem da bíblia.

Desafio nas alturas (João Vicente Pereyra, Casa Publicadora Brasileira)

Achei muito legal esse livro, pois gostei da ideia do autor que foi de pegar as experiências que alguns personagens bíblicos tiveram em algumas montanhas e apresentar lições práticas para a nossa vida pessoal, profissional e espiritual.

Essa é uma outra viagem que fiz pelas histórias bíblias e pelos cenários bem marcantes. Foram muitas lições aprendidas e um livro que eu recomendo grandemente.

Os resgatados (Ellen G. White, Casa Publicadora Brasileira)

Essa foi uma das leituras mais surpreendentes deste ano. Sabe quando a versão original não flui e você não consegue terminar o livro? Pois é, isso aconteceu comigo com o livro “O Grande Conflito” e até agora não consegui terminar essa leitura.

Os Resgatados é a versão na linguagem de hoje para o público jovem desse livro clássico da escritora Ellen G. White. Eu tive que ler esse livro para comentar com os adolescentes da igreja que frequento e gostei demais da leitura. Agora estou de olho nos demais livros da série. Sim, é uma série de 5 livros e esse é o último livro e eu já estou de olho para adquirir a série completa e ler eles no ano que vem.

O livro fala sobre a história da igreja cristã e a perseguição que sofreu nos períodos negros da história mundial. Fala também um pouco sobre os acontecimentos do tempo do fim e sobre a volta de Jesus. Um ótimo livro para quem já leu o clássico e bom para aqueles que querem entender e aprender mais sobre o assunto.

Ouse pedir mais (Melody Mason, Casa Publicadora Brasileira)

Após a leitura desse livro, fiquei mais impactado com o poder que a oração tem. E o que eu mais gostei desse livro que é a autora apresenta o tema sem aqueles apelos inflamados que mexem com o emocional da gente. O livro é bem racional e apresenta passos práticos para viver uma vida de oração.

Viver uma vida de oração pode mudar nossa forma de encarar a vida e nos faz ser pessoas mais de fé. Tenho dado mais atenção nesse ponto da minha vida cristã e esse é um livro que recomendo para todos quando o assunto é oração. Sem dúvidas, outro livro que teria tudo para ser o melhor do ano.

Quem foi esse jovem? (Maria Isabel Mateo, Casa Publicadora Brasileira)

Um livro bem interessante e com muitas atividades para o leitor fixar todo o conteúdo que leu sobre o personagem bíblico. Cada capítulo a autora destaca um personagem e apresenta características que os adolescentes e jovens precisam ter. E em meio aos textos, vamos encontrando atividades que vão desde palavras cruzadas até desvendar enigmas. Um livro divertido e bem fácil de ler.

Um homem segundo o coração de Deus (Jim George, United Press)

Esse livro bem que poderia estar na classificação dos livros de administração, mas optei deixar ele aqui por ser um livro que leva o leitor a ser um homem segundo os princípios que Deus quer. É um livro transformador e que nos motiva a sermos homens melhores.

Li ele e gostei bastante. Tenho uma lista de livros que sempre indico para homens e esse é mais um na lista. Talvez eu faça essa lista e poste aqui no blog. O autor utiliza o personagem Davi para listar os pontos que nós devemos ter para assim apresentarmos um coração segundo a vontade de Deus. Ótima leitura e se você é mulher, dê de presente para o homem da sua vida.

E o que vocês acharam desses títulos? Já leu algum? Deixe aqui nos comentários e até a próxima!

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram