30/12/2018

Resenha do Livro - Lágrimas




Se tem algo comum a todos os seres humanos é a experiência da dor. Os motivos são diferentes, algumas vezes sofremos por consequência das nossas más escolhas. Outras vezes o motivo é alheio a nós e muitas vezes completamente injusto. Como viver bem mesmo convivendo com a dor ou com a eminência dela? Este é o assunto deste livro.

Como seres humanos, pensamos; logo queremos entender o sofrimento. Temos muitos questionamentos, e nem sempre encontramos respostas para tudo. E quando nesse assunto ainda incluímos Deus, a abordagem fica mais complexa. Como crer em um Deus de amor se vivemos em mundo repleto de injustiças e sofrimento? Tudo o que ocorre na nossa vida é plano de Deus? Ele coloca o sofrimento para nos ensinar lições? Se você já passou por alguma tristeza em sua vida, em algum momento deve ter feito algum questionamento.

Neste livro, de forma mais filosófica do que religiosa o autor nos leva a reflexões profundas sobre nossos mais frequentes questionamentos diante do sofrimento. A obra é divida em 3 partes: Conscientização, Reflexão e Apoio. Na primeira parte fica claro algo óbvio mas que parece que sempre esquecemos: a dor é algo deste mundo, todos sofrem de uma forma ou de outra. Não é possível neste mundo uma vida perfeita. Há sofrimentos evitáveis, mas há também dores inerentes a nossa capacidade de escolha. Na Reflexão, entendemos as possíveis causas do sofrimento neste mundo. O silêncio de Deus, fé e cura são alguns assuntos abordados nesta parte. Na última parte, talvez a mais interessante refletimos sobre como agir diante da dor. Para Roberto Badenas, mais importante que entender o sofrimento é saber reagir a ele, principalmente quando se trata do sofrimento alheio. Nesta parte fica muito clara a nossa responsabilidade pessoal diante da dor.

Achei algo muito interessante a abordagem clara e sem rodeios sobre a morte. Não é comum na nossa cultura nos prepararmos para a morte, nem ao menos procuramos aprender como proceder da forma mais saudável diante da perda de alguém querido. É o ápice da dor que enfrentamos, e costumamos não falar sobre isso. Baseado em estudos de pesquisadores do assunto, o autor ensina passos que podem nos ajudar a proceder de forma mais saudável diante da morte e do luto.

Se você já questionou a Deus por algum sofrimento em sua vida, e talvez tenha até se sentido mal por isso, este livro é para você. Uma obra indicada para todos aqueles que não sabem como lidar com os males deste mundo, o que causa mais sofrimento. Há esperança! 

Roberto Badenas é doutor em Teologia, especialista em filologia bíblica e professor de Novo Testamento. Já publicou vários livros e artigos traduzidos em diversas línguas.

Título: Lágrimas
Autor: Roberto Badenas
Editora: Casa Publicadora Brasileira
Páginas: 269



Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram