15 janeiro, 2019

Resenha do Livro - A culpa não é minha!?



O livro é um lançamento da nossa parceira Literare Books e foi escrito por três autoras: Allessandra Canuto, Adryanah Carvalho e Ana Luiza Isoldi. Todas atuam na área do Coach, trabalham a bastante tempo e já prestaram consultoria para grandes empresas como: L’Oreal, Philips, FVG, Petrobras, Bunge, OAB entre outras.

Este livro é direcionado a quem quer lidar melhor com os seus conflitos internos e externos, no ambiente pessoal e profissional. E se existe uma coisa muito real é todos nós passamos por conflitos na vida, porém muitas vezes damos desculpas e fugimos da resolução dos problemas. Se você é daqueles que dá essas desculpas, esse livro é indicado para você!

Como saber se você costuma dar desculpas? Na primeira parte do livro vem um teste para autoanálise. Não vou colocar todas as frases aqui, mas vou citar algumas que eu mesmo falava diariamente, talvez você se identifique com alguma.

- Não quero começar até estar totalmente seguro;
- Estou bem, outras pessoas estão bem piores;
- Eu sou trabalhador, mas com esta economia não dá pra prosperar;
- Meu problema é a timidez em excesso. Creio que isso é de família, pois meu pai/mãe também era assim;
- Queria ler mais, mas não tenho tempo;
- Já fiz quatro cursos específicos de uma área, mas ainda não domino o conteúdo;
- Eu não consigo, não encontro solução;
- Nesta empresa só se promove quem tem cartucho;
- O importante não é ganhar, mas competir.

Essas são algumas das minhas desculpas. Você já deu alguma dessas desculpas também? Pois é, esse livro também pode servir para você. Nele vamos entender de uma vez por todas o que é um conflito e aprender a ver o conflito como uma forma de crescimento e aprendizado. Mas isso não quer dizer que você pode sair por ai brigando com todo mundo, não é desse conflito que a obra está falando.

Para a resolução dos conflitos, as autoras fundamentam a discussão em três pontos: a percepção, a responsabilização e a conexão. Esses são os eixos do processo de solução dos conflitos e na conquista da harmonia nos diversos ambientes que nós vivemos.

No eixo da percepção é trabalhado os recursos para ampliar a compreensão do que seja um conflito. Vamos entender como e por que os conflitos surgem, como eles se evoluem e quais são os elementos que constituem um conflito. Muitas vezes os conflitos ocorrem por atitudes que nós mesmo tomamos e depois culpamos os outros ou não assumimos a culpa.

O segundo eixo é o da responsabilização. Nesta parte é reforçado o poder que passamos a ter todas as vezes que conseguimos identificar a nossa responsabilidade nas situações que vivemos. O texto nos auxilia a entendermos quais são as principais causas de conflito e as principais diferenças geradoras de conflito, tais como: expectativas, interesse e valores. Quando entendemos nossa parte no conflito fica mais fácil encontrar a solução.

Por fim temos o eixo da conexão. Agora se dá o inicio da jornada prática em busca da solução de conflito. Ela só é possível após entendermos o que é um conflito e definirmos a nossa responsabilidade frente a eles. O caminho proposto neste livro para a solução dos conflitos é que todas as partes devem ser atendidas em suas especificidades e não uma ganhar e outra perder.

Quando seguimos esse caminho passando pelos três eixos, a solução dos conflitos e diferenças ficam mais próximos. É claro que só lendo o livro, não é tudo que vai ser resolvido, existe também o outro lado e suas motivações. Com a leitura entendemos toda essa dinâmica e assim o caminho fica muito mais fácil.

Resumidamente, os passos para a resolução dos conflitos é:

Passo 1: Perceber como você lida com o conflito;
Passo 2: Identificar e assumir as suas responsabilidades pelo conflito e por sua solução;
Passo 3: Desenvolver as habilidades necessárias para lidar com o conflito;
Passo 4: Agir na direção da solução do conflito;
Passo 5: Identificar, mensurar e resolver o conflito.

O livro conta com vários testes que auxiliam o leitor no entendimento de si mesmo e numa melhor compreensão do assunto, buscando sempre instruir ao invés de ditar regras. Após a conclusão da leitura, temos uma capacidade maior de resolver nossos conflitos, de maneira ordenada, racional e eficiente. Me ajudou bastante e tenho certeza que poderá te ajudar também. Boa leitura!


Título: A culpa não é minha
Autor(as): Allessandra Canuto, Adryanah Carvalho e Ana Luiza Isoldi
Editora: Literare Books
Páginas: 184
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram