07/04/2020

Resenha do Livro - O dilema do porco espinho




Para você, estar só é sinônimo de tristeza? Você sabe desfrutar da própria companhia? Ou é aquela pessoa super sociável, que ao menor sinal de solidão se entristece? A solidão é sempre negativa? Sempre positiva? Essas e outras questões são abordadas nessa incrível obra do professor doutor em História Cultural, Leandro Karnal.

Você já deve ter assistido algum vídeo do Leandro Karnal. Ele se popularizou na internet através da transmissão de trechos de suas palestras. Ler esta obra escrita por ele, é como tê-lo ao lado filosofando com você. Não sei se vocês sofrem do mesmo problema que eu: de ler livros de autores conhecidos com a voz deles na mente.

Leandro Karnal aborda o tema da solidão através de referências religiosas, filosóficas, artísticas, literárias e históricas. É um livro muito rico em ideias, e todas elas fundamentadas em bibliografias de destaque. São 6 capítulos de fácil leitura, há uma fluidez no enredo capaz de prender qualquer leitor por horas.

O que mais me marcou neste livro foi a ideia de que, quando nós escolhemos a solidão, nos sentimos felizes e realizados. Porém, quando ela nos é imposta podemos sofrer profundamente. A ideia do porco espinho de Schopenhauer é o ponto de partida para a abordagem do livro. E faz muito sentido, somos seres gregários, no entanto assim como o porco-espinho podemos nos ferir ao aproximarmos demais. O equilíbrio de saber se aproximar e se afastar é que torna as relações mais duradouras e prazerosas.

Vivemos na era digital, era das redes sociais. Existe solidão nas redes? Ter um milhão de amigos é sinônimo de não estar só? Ao tratar sobre a questão da solidão e a internet, fui muito impressionada pelas ideias do Karnal sobre a liquidez das relações humanas. Usar a internet para aproximar de quem está longe, porém se nessa dinâmica digital não houver sabedoria podemos nos distanciar de quem está perto.

Se você tem conflitos em relação a solidão que você enfrenta, terá a chance de refletir sobre o assunto na companhia de um dos intelectuais mais influentes do Brasil. Eu desejo que você use a sua solidão para o bem, para se tornar mais criativo, fazer uma análise de si mesmo, ler muitos livros, se conhecer; para quando estiver em contato com outros ter a sabedoria de se juntar sem machucar ou permitir-se ser machucado.


Título: O dilema do Porco Espinho- como encarar a solidão
Autor: Leandro Karnal
Editora: Planeta
Páginas: 191

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram