10/08/2021

Resenha do Livro - Inteligência Criativa

 


Inteligência Curativa. O que será isso?

O subtítulo do livro promete 6 passos para resgatar o amor próprio, encontrar a felicidade e construir a vida que você deseja.

Quando eu li esse subtítulo achei bem audacioso. Mas o conteúdo do livro realmente entrega o que promete. O objetivo da autora é tornar o leitor um agente ativo no seu próprio processo de cura.

É um conhecimento que você pode confiar, pois a autora Eliane de Almeida é psicóloga especialista nas áreas clínica e hospitalar, com mais de 40 anos de experiência de atendimento clínico. Ela foi chefe da Unidade Integrada de Saúde Mental do Hospital das Forças Armadas por 19 anos. Além de dar palestras temáticas e fazer atendimentos individuais e em grupo, nas modalidades presencial e à distância.

Desde crianças nós somos levados a atender as expectativas dos outros. Assim, crescemos usando máscaras que escondem nosso verdadeiro eu. Acabamos sendo ausentes em nossa própria vida, deixamos de ser os protagonistas da nossa história. Esta sequência se transforma em uma verdadeira cilada existencial, pois ao repetirmos nossos pais deixamos de ser nós mesmos.

Você consegue ter clareza do que você fez com você mesmo? Do que os outros fizeram com você e o que você fez com o que fizeram com você?


E para entendermos o nosso caminho de vida e expandirmos a nossa percepção, a autora propõe os seguintes passos:

1-Olhe bem ao seu redor. Analise o meio que você cresceu, que você vive. Nós somos muito influenciáveis pelo meio externo. E esse meio pode nos limitar e adoecer.

2- Supere a cegueira sobre si. Saiba quem você é de verdade. A ignorância acerca de nós mesmos pode levar à infantilização da nossa consciência.

3- Espante seus medos e preconceitos. A psicofobia é o preconceito social contra tudo que está relacionado à mente, e isso faz você negar seu sofrimento e desprezar seus próprios sintomas.


Para promover o autoconhecimento e desbloquear os medos e problemas, a autora criou o que ela chama de Fórmula Psíquica, o que inclui três fases:

Liberação da dor: acessar as dores reprimidas e as experiências traumáticas.

Abraçar a aceitação: enfrentar as verdades sobre o que vivemos.

Solucionar e Prosseguir. Segundo Eliane, ser um bom aprendiz das lições que a vida nos oferta é uma arte. É na simplicidade da vida que estão os maiores aprendizados.

Esta fórmula é composta por seis temas básicos:

  1. Os nãos impostos pela vida
  2. As defesas de autoproteção e sobrevivência
  3. Os comportamentos repetitivos
  4. Os papéis básicos que o indivíduo desempenha na vida
  5. As decisões que determinam a História de Vida
  6. Os sintomas desenvolvidos.

Desses temas, o primeiro me chamou muito a atenção. Os nãos impostos pela vida se referem as formas repressoras que aprendemos através das atitudes dos nosso genitores/cuidadores, que são:


Não pense, não sinta, não se expresse.


Esses “nãos” mostram o pano de fundo do nosso inconsciente, que não conseguimos enxergar até agora, mas são eles que determinam todo o nosso curso de vida. Você que é pai ou mãe, já parou para pensar em quais atitudes do dia a dia você está dizendo para o seu filho: não pense, não sinta e não se expresse?

Todas essas mensagens gravadas de forma inconsciente formatam a estrutura mental, impedindo o desenvolvimento integral da potencialidade, e capacidade de raciocínio da sua criança. Muitas causas de fracasso escolar e profissional, insegurança e confusão para expressar ideias, bloqueio nos processos de escolhas importantes tem origem nesses “nãos”.

Este é um livro muito prático. A autora procura estabelecer um diálogo profundo com o leitor. Ao final de cada capítulo existem exercícios par você realmente colocar em prática o conhecimento. Se você for disciplinado, este livro poderá funcionar como uma ótima ferramenta para promover a sua saúde emocional. Eliane de Almeida incentiva a escrita terapêutica, algo que poderá fazer a diferença na gestão dos seus pensamentos.


Título: Inteligência Curativa

Autora: Elaine de Almeida

Editora: Gente

Páginas: 192


* Esse link é de afiliado, comprando através dele você não paga nada a mais e contribui com o blog.

Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram