03/01/2022

Resenha do Livro - A Semana de 4 dias

 



De alguma forma, todos estamos ligados a jornada de trabalho. Seja nós empregados, patrões, servidores públicos, ou mesmo, familiares de quem trabalha. O trabalho é a fonte de sustento para muitos e é também uma das atividades que mais consomem o nosso tempo que é limitado e que não tem como recuperar. E como lidar com esse recurso tão escasso que é o tempo?

Foi com esse pensamento que Andrew Barnes, o fundador de uma das maiores empresas da Nova Zelândia, a Perpetual Guardian, embarcou para Londres a fim de conhecer na prática a experiência de empresas que estavam testando alternativas para redução da jornada de trabalho. No retorno de sua viagem, ele volta com o princípio da regra 100-80-100, que é: Os funcionários recebem 100% da sua remuneração contratual, trabalhando 80% do tempo e fornecendo 100% da produtividade acordada.

Para chegar à explicação dessa regra que Andrew sintetizou, o livro percorre por um caminho teórico e histórico do trabalho e das relações que as pessoas tem com ele. Não só a jornada de trabalho mudou ao longo do tempo, mas como as revoluções também alteraram a forma de trabalhar. Atualmente estamos vivendo uma era totalmente tecnológica, com muito mais informação e propicia para muitas pessoas, uma jornada de trabalho maior do que as 8hs, visto que  muitos levam trabalho para casa, ou estão ligados aos grupos de mensagens instantâneas do trabalho.

O autor aborda a ideia de que o funcionário precisa estar em condições plenas para conseguir render a produtividade esperada. Para isso é necessário ter períodos de descanso, para que ele consiga recarregar suas energias e voltar ao trabalho focado. Para muitos empregadores, dar um dia a mais de descanso pode parecer perda de faturamento, porém conforme Andrew descreve no livro, os resultados são surpreendentes.

Para que funcione a semana de 4 dias, é preciso ter toda uma mudança de pensamento e atitude por parte dos envolvidos. Isso fica bem claro no texto e os capítulos auxiliam o leitor a entender o princípio e aplicar os ensinamentos para que seja possível haver a redução da jornada, sem a perda da produtividade.

O conteúdo do livro é muito informativo, com exemplos e os resultados práticos que Andrew alcançou quando aplicou essa regra em sua empresa. Ele compartilha os erros e acertos para que nós hoje possamos aplicar em nossas empresas também. O autor afirma que é possível toda empresa conseguir aplicar a regra 100-80-100, desde uma indústria até um restaurante. Para que isso aconteça, alguns ajustes devem ser feitos, mas é totalmente possível e bem explicado no livro.

Uma leitura que vai abrir os horizontes e fomentar a discussão sobre o futuro do trabalhador e das jornadas de trabalho nessa era cada vez mais tecnológica.

 

Título: A semana de 4 dias

Autores: Andrew Barnes & Stephanie Jones

Editora: Best Seller

Páginas: 249



Comprando através do link, você contribui com o blog
Compartilhe:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

 

Siga-nos no Instagram